URGENTE!
“Em todo o país”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com nova lei e proibição que abala a DrogaSil e+ em 2025
27/03/2025 às 11h00

Ana Paula Araújo dá notícia sobre reajuste de preços de medicamentos
Na última edição do Bom Dia Brasil, que ocorreu nesta quinta-feira, 27, Ana Paula Araújo paralisou a Globo com uma nova lei nas farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A jornalista destacou a aprovação de um novo reajuste nos preços dos medicamentos em farmácias como DrogaRaia, DrogaSil, Drogaria São Paulo, entre outras, além da implementação de uma proibição importante para o setor.
Mas, afinal, qual é o reajuste?
Durante o programa, Ana Paula Araújo confirmou que os preços dos remédios sofrerão um reajuste de até 5% a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, em todas as farmácias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, a apresentadora esclareceu que esse aumento foi aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).
A Cmed é o órgão responsável por definir os limites de reajuste no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Hoje”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com liberação na Caixa do PIS mesmo a quem não trabalhou em 2023
● “Até R$1,2 mil”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com +1 lei de Lula com benefício além do Bolsa Família
● Ana Paula Araújo paralisa BDBR com fim de fabricação de moeda n°1 em país: “O presidente ordenou”
Ana Paula Araújo reforça limite de reajuste
De acordo com Ana Paula Araújo, o aumento médio dos medicamentos ficará em 3,83%, sendo este o menor percentual registrado nos últimos sete anos.
Esse índice também se encontra abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.
Desse modo, as farmácias ficam proibidas de ultrapassar o teto de reajuste de 5%.

Aumento
O percentual de reajuste considera três categorias do mercado farmacêutico, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Exame:
- Mercado Concentrado
- Intermediário
- Mais Concorrencial
As farmácias terão a opção de repassar o aumento de forma integral, em um único reajuste de até 5%, ou de maneira parcelada ao longo do ano.
A definição desse reajuste é baseada na inflação acumulada (IPCA), produtividade da indústria farmacêutica, custos não captados pela inflação (como variação cambial e tarifas de energia elétrica), além do nível de concorrência no setor.
De acordo com fontes ligadas às discussões sobre a regulação, a principal intenção desse controle é evitar que o preço dos medicamentos tenha aumentos abusivos.

Considerações finais
Em resumo, a notícia anunciada por Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil revelou que, a partir de abril de 2025, os medicamentos sofrerão um reajuste de até 5%, com média esperada de 3,83%.
Veja mais notícias do Bom Dia Brasil clicando aqui.
Qual é o salário de Ana Paula Araújo?
Por fim, presente na Globo desde 1999, Ana Paula Araújo se consolidou como uma das principais jornalistas da emissora.
Atualmente, à frente do Bom Dia Brasil, a apresentadora recebe um salário estimado em cerca de R$ 40 mil mensais, de acordo com o jornalista Felipeh Campos.

Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br