Ana Paula Araújo dá notícia sobre reajuste de preços de medicamentos
Na última edição do Bom Dia Brasil, que ocorreu nesta quinta-feira, 27, Ana Paula Araújo paralisou a Globo com uma nova lei nas farmácias.
A jornalista destacou a aprovação de um novo reajuste nos preços dos medicamentos em farmácias como DrogaRaia, DrogaSil, Drogaria São Paulo, entre outras, além da implementação de uma proibição importante para o setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, qual é o reajuste?
Durante o programa, Ana Paula Araújo confirmou que os preços dos remédios sofrerão um reajuste de até 5% a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, em todas as farmácias.
Em seguida, a apresentadora esclareceu que esse aumento foi aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).
A Cmed é o órgão responsável por definir os limites de reajuste no setor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Hoje”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com liberação na Caixa do PIS mesmo a quem não trabalhou em 2023
● “Até R$1,2 mil”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR com +1 lei de Lula com benefício além do Bolsa Família
● Ana Paula Araújo paralisa BDBR com fim de fabricação de moeda n°1 em país: “O presidente ordenou”
Ana Paula Araújo reforça limite de reajuste
De acordo com Ana Paula Araújo, o aumento médio dos medicamentos ficará em 3,83%, sendo este o menor percentual registrado nos últimos sete anos.
Esse índice também se encontra abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, as farmácias ficam proibidas de ultrapassar o teto de reajuste de 5%.
Aumento
O percentual de reajuste considera três categorias do mercado farmacêutico, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Exame:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Mercado Concentrado
- Intermediário
- Mais Concorrencial
As farmácias terão a opção de repassar o aumento de forma integral, em um único reajuste de até 5%, ou de maneira parcelada ao longo do ano.
A definição desse reajuste é baseada na inflação acumulada (IPCA), produtividade da indústria farmacêutica, custos não captados pela inflação (como variação cambial e tarifas de energia elétrica), além do nível de concorrência no setor.
De acordo com fontes ligadas às discussões sobre a regulação, a principal intenção desse controle é evitar que o preço dos medicamentos tenha aumentos abusivos.
Considerações finais
Em resumo, a notícia anunciada por Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil revelou que, a partir de abril de 2025, os medicamentos sofrerão um reajuste de até 5%, com média esperada de 3,83%.
Veja mais notícias do Bom Dia Brasil clicando aqui.
Qual é o salário de Ana Paula Araújo?
Por fim, presente na Globo desde 1999, Ana Paula Araújo se consolidou como uma das principais jornalistas da emissora.
Atualmente, à frente do Bom Dia Brasil, a apresentadora recebe um salário estimado em cerca de R$ 40 mil mensais, de acordo com o jornalista Felipeh Campos.