Ana Paula Araújo, confirma no Bom Bia Brasil, da Globo, o novo decreto do INSS
Ana Paula Araújo, âncora do Bom Dia Brasil, da Globo, confirmou no noticiário um novo decreto no INSS.
Com direito a nada mais, nada menos que três presentes já garantidos, vocês irão ficar por dentro de todos os detalhes sobre o assunto, nesta segunda-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para melhor entender, no Bom Dia Brasil foi noticiado que o INSS vai liberar auxílio-doença e aposentadoria por invalidez com perícia médica online. O projeto-piloto terá início pela região Nordeste.
Assim, Ana Paula Araújo disparou: “E o INSS vai liberar 3 benefícios com o uso da telemedicina. Então, as perícias médicas deixam de ser presenciais? Eraldo, mais uma estratégia para reduzir a fila de espera, não é?”, disse.
E então seguiu dando detalhes “Muitos brasileiros que aguardam para fazer perícia para ter direito a um benefício que é realmente um direito. Uma obrigação do poder público, o drama da fila do INSS não é de agora. A promessa inicial no Ministério da previdência social no começo do ano passado foi de que o tempo de espera para concessão de benefícios seria reduzido para no máximo a nota em no máximo 45 dias”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Entre idas e boas-vindas, vai para mais uma alternativa à ação governamental. Essa alternativa também tenta reduzir a fila do INSS. Segundo o portal da transparência previdenciária, 880519 1000 perícias médicas vão ser presenciais, vão ser agendadas, deixam de ser presenciais para serem agendadas”, disse.
Quem poderá fazer perícia médica via telemedicina?
Pois bem, as informações ainda dão conta de que o Ministério da Previdência Social vai permitir que a perícia médica seja feita por telemedicina — ou seja, de maneira online — para a concessão de benefícios previdenciários. São eles:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
- aposentadoria por incapacidade permanente: benefício pago a quem estiver incapaz de exercer qualquer atividade de trabalho, sem possibilidade de reabilitação para outra função;
- auxílio por incapacidade temporária: antes, era chamado de auxílio-doença, é pago para quem estiver incapacitado para trabalhar por mais de quinze dias por conta de doença ou acidente;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência: é o pagamento de um salário mínimo por mês para pessoas com deficiência de qualquer idade;
Em nota, o ministério explicou que a ideia agora é priorizar o uso da telemedicina em locais com ausência de peritos ou com elevado tempo de espera para realização da perícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, vale falar ainda que a telemedicina também poderá ser utilizada para casos de perícia médica de reavaliação ou de avaliação biopsicossocial de deficiência.