A âncora do jornal matinal da Globo criticou uma notícia envolvendo a corrupção no país
Na edição mais recente do Bom Dia Brasil, que foi ao ar nesta terça-feira, 31, Ana Paula Araújo entrou no ar na Globo com uma sequência de assuntos delicados e cruciais para a população.
Além de falar sobre a crise humanitária que afeta a população Yanomame, uma das pautas chamou a atenção logo na escalada do matinal, quando a âncora classificou uma das informações como “vergonhosa” para o país e subiu o tom como nem Renata Vasconcellos e William Bonner fizeram no último Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ana Paula Araújo destacou a péssima posição do Brasil no relatório de transparência internacional, que mede principalmente a percepção de corrupção em todo o mundo. Para se ter uma ideia, estamos próximos de posições ocupadas por países como Tanzânia e Etiópia.
“O novo relatório da transparência internacional apontou que o Brasil segue em uma posição vergonhosa no ranking que mede a percepção da corrupção pelo mundo”, iniciou a âncora, na sequência, foi exibido um trecho de uma entrevista com um especialista antes mesmo da matéria completa sobre o assunto ir ao ar. “Nos últimos anos nós sofremos um retrocesso avassalador e hoje nós estamos pior do que estávamos há 10 anos atrás”, disse o profissional ouvido pela Globo.
A reportagem completa sobre o assunto foi ao ar somente no segundo bloco do BDBR e o matinal novamente adotou um tom critico, principalmente com a citações ao governo de Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As críticas chamaram a atenção, já que o tom mais “agressivo” costuma ser reservado para matérias do Jornal Nacional, mas o noticiário do horário nobre não pôde abordar o assunto na última edição, pois o relatório foi divulgado após a atração. A expectativa é que Bonner e Renata também noticiem a péssima posição do Brasil na noite desta terça-feira.
Ouvido pela Globo Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, atribuiu o retrocesso do Brasil ao governo Bolsonaro. O ex-presidente foi tão criticado que a Globo entrou em contato com os advogados do político, mas quiseram comentar o assunto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ana Paula Araújo inicia BDBR com nova lei da Anatel e proibição atinge Claro, Tim e Vivo: “Estão valendo”
● “Hoje”: Ana Paula Araújo para BDBR com decreto chegando do Banco Central para atingir saldo das poupanças
● “Deixou para trás”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR às pressas com rasteira de Textor em Leila no Palmeiras
“O governo Bolsonaro teve grande responsabilidade nesse retrocesso, porque foi um governo que antes mesmo tomar posse, tinha sob ele, investigações muito graves de corrupção, contra ele e a família. Desde o dia 1 do governo Bolsonaro houve uma tentativa de blindagem contra essas investigações”, disse o profissional que em entrevista ao BDBR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois da reportagem, Sabina Simonato, uma das apresentadoras do jornal em São Paulo falou sobre a ausência de comentários do ex-presidente. “Nós entramos em contato com Frederick Wassef, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, para falar sobre a piora nos índice de percepção nos últimos anos, mas ele disse que não ia se manifestar”.