A âncora do jornal matinal da Globo criticou uma notícia envolvendo a corrupção no país
Na edição mais recente do Bom Dia Brasil, que foi ao ar nesta terça-feira, 31, Ana Paula Araújo entrou no ar na Globo com uma sequência de assuntos delicados e cruciais para a população.
Além de falar sobre a crise humanitária que afeta a população Yanomame, uma das pautas chamou a atenção logo na escalada do matinal, quando a âncora classificou uma das informações como “vergonhosa” para o país e subiu o tom como nem Renata Vasconcellos e William Bonner fizeram no último Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ana Paula Araújo destacou a péssima posição do Brasil no relatório de transparência internacional, que mede principalmente a percepção de corrupção em todo o mundo. Para se ter uma ideia, estamos próximos de posições ocupadas por países como Tanzânia e Etiópia.
“O novo relatório da transparência internacional apontou que o Brasil segue em uma posição vergonhosa no ranking que mede a percepção da corrupção pelo mundo”, iniciou a âncora, na sequência, foi exibido um trecho de uma entrevista com um especialista antes mesmo da matéria completa sobre o assunto ir ao ar. “Nos últimos anos nós sofremos um retrocesso avassalador e hoje nós estamos pior do que estávamos há 10 anos atrás”, disse o profissional ouvido pela Globo.
A reportagem completa sobre o assunto foi ao ar somente no segundo bloco do BDBR e o matinal novamente adotou um tom critico, principalmente com a citações ao governo de Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As críticas chamaram a atenção, já que o tom mais “agressivo” costuma ser reservado para matérias do Jornal Nacional, mas o noticiário do horário nobre não pôde abordar o assunto na última edição, pois o relatório foi divulgado após a atração. A expectativa é que Bonner e Renata também noticiem a péssima posição do Brasil na noite desta terça-feira.
Ouvido pela Globo Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional Brasil, atribuiu o retrocesso do Brasil ao governo Bolsonaro. O ex-presidente foi tão criticado que a Globo entrou em contato com os advogados do político, mas quiseram comentar o assunto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Morreu”: Ana Paula Araújo paralisa Bom Dia Brasil às pressas com adeus de famoso nesta terça (10)
● “Aumento”: Ana Paula Araújo paralisa o BDBR com novo decreto do INSS que atinge pagamentos a brasileiros
● “A partir de janeiro”: Ana Paula paralisa BDBR com nova lei da ANATEL e bloqueio que atinge Claro, Vivo e TIM
“O governo Bolsonaro teve grande responsabilidade nesse retrocesso, porque foi um governo que antes mesmo tomar posse, tinha sob ele, investigações muito graves de corrupção, contra ele e a família. Desde o dia 1 do governo Bolsonaro houve uma tentativa de blindagem contra essas investigações”, disse o profissional que em entrevista ao BDBR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois da reportagem, Sabina Simonato, uma das apresentadoras do jornal em São Paulo falou sobre a ausência de comentários do ex-presidente. “Nós entramos em contato com Frederick Wassef, advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, para falar sobre a piora nos índice de percepção nos últimos anos, mas ele disse que não ia se manifestar”.