urgente

“Gratuidade”: Anúncio decisivo de Ana Paula Araújo no BDBR crava isenção nos ônibus de SP e salva paulistas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Ana Paula Araújo / Ônibus em São Paulo - Montagem TVFOCO

Na Globo, Ana Paula Araújo confirmou isenção nos ônibus em São Paulo

Em janeiro deste ano de 2024, Ana Paula Araújo, âncora do Bom Dia Brasil, da Globo, paralisou a atração com uma notícia aos paulistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, na ocasião, com direito a um anúncio decisivo, foi confirmado uma isenção nos ônibus de São Paulo e vocês ficam sabendo de todos os detalhes agora.

Para melhor entender sobre o assunto, no BDBR, foi noticiado que aumentou o número de cidades de adotaram gratuidade no transporte público. Assim, municípios contam com tarifa zero cresceram 48% este ano. Este tipo de política ainda é restrita a cidades menores, mas a discussão começa a ganhar corpo também nos grandes centros, como a capital paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a jornalista disparou: “2024 é anos de eleições municipais e transporte público é um dos assuntos de maior interesse da população. Entre as discussões, Sabina, está a gratuidade do transporte, que isso ganhou muita força essa discussão, esse debate do ano passado”, disse ela.

E então Sabina Simonato entrou dando mais detalhes sobre o assunto: “Ou se ganhou, viu, Ana? O número de cidades, inclusive, que adotam algum tipo de gratuidade no transporte público, esse número aumentou 48% em 2023. Esse tipo de política ainda é restrito a cidades menores, só que essa discussão começa a ganhar corpo também nos grandes. Centros, como. Aqui, capital paulista”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender sobre o assunto, ao menos 65 municípios brasileiros adotaram a tarifa zero universal nos ônibus, entre 2021 e janeiro de 2024.

Uma delas é Itapetininga (SP), a sexta maior cidade do país e a segunda de São Paulo a oferecer o benefício.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com os dados da NTU, em pelo menos 43 cidades a gratuidade é válida para todo o sistema municipal. Geralmente, quem arca com os gastos são as prefeituras.

“Temos algumas cidades de porte médio, mas, de maneira geral, são cidades pequenas (que aplicam a tarifa zero), onde o sistema de transporte não representa um custo bastante significativo”, disse.

“Outra característica é que muitos desses municípios têm receitas advindas de algum tipo de atividade econômica realizado em seu território, o que abre espaço no orçamento para a cobertura desses custos”, afirmou o diretor de gestão da NTU, Marcos Bicalho dos Santos.

De acordo com um estudo da NTU, nas grandes cidades, arcar com o serviço de transporte público para torná-lo gratuito para a população custaria cerca de 10% do orçamento. Por isso, a tendência é que os municípios passem a bancar pelo menos parte dos custos, por meio de subsídios.

Quais cidades do Brasil tem tarifa zero?

Confira a seguir, cidades que já adotaram a tarifa zero:

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile