Relembre tudo sobre o anúncio de falência de uma empresa gigante rival da Gol, confirmado por Ana Paula Araújo, na Globo
Nos últimos anos tem sido assustador o número de grandes empresas que têm entrado em recuperação judicial ou até mesmo chegado ao fim e fechado as portas. Inclusive, em uma edição do Bom dia Brasil, a âncora Ana Paula Araújo paralisou o telejornal e anunciou a falência de uma empresa gigante rival da GOL que deixou todos impactados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentadora interrompeu a programação do jornal para trazer a notícia que causou grande impacto. Além disso, a interrupção revela não apenas a importância do evento, mas também a magnitude das consequências que isso poderá acarretar no cenário econômico e no setor de aviação. Dessa forma, em 23 de setembro de 2019, Ana Paula Araújo confirmou a falência de uma grande rival da GOL, a operadora de turismo Thomas Cook.
“A operadora de turismo britânica Thomas Cook declara falência e afeta 600 mil clientes.” Foi assim que a jornalista Ana Paula Araújo pegou todos de surpresa no Bom Dia Brasil. “Uma das empresas de turismo mais antigas do mundo anuncia falência. Com isso, cerca de 600 mil clientes da companhia britânica Thomas Cook estão presos no exterior”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a reportagem, a empresa rival da GOL tentou levantar 200 milhões de libras para evitar a falência, mas as dívidas, a concorrência online e incerteza política no Reino Unido dificultaram o cenário. Dessa forma, com o fracasso nas negociações, a operadora encerrou suas atividades. Thomas Cook fechou as portas bruscamente após 178 anos de história, deixando cerca de 600 mil turistas em apuros, presos em outros países.
Pois bem, na época, de acordo com informações do G1, a falência da empresa não foi uma surpresa. A saúde do grupo já vinha se deteriorando há dez anos, com uma dívida gigantesca de mais de 1 milhão de libras. “A dívida é somente o sintoma de um mal profundo. Thomas Cook fracassou, porque não soube evoluir com o tempo”, considera Neil Wilson, analista da Markets.com.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Thomas Cook operava no Brasil?
Conforme as informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o grupo não realizava operações de voo no território brasileiro. Em comunicado, a agência destacou que “possíveis contratos de transporte entre cidadãos brasileiros e a empresa, ou com outra empresa que compartilhava voos, estão sujeitos à legislação do país onde os voos da Thomas Cook eram iniciados”.
A declaração de falência da Thomas Cook teve repercussões abrangentes, afetando sites globais de reservas de viagens, empresas de cartão de crédito e agências de turismo que utilizavam seus serviços aéreos, além de causar o fechamento de estabelecimentos comerciais no Reino Unido onde seus agentes operavam.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE