SAIBA TUDO!
Contas zeradas: Ana Paula Araújo paralisa JN com alerta do Pix que atinge em cheio clientes do Santander e Itaú
18/04/2025 às 23h00

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apresentadora chamou atenção a um novo tipo de golpe que vem afetando correntistas de diferentes instituições financeiras
Este mês, durante o Jornal Nacional, Ana Paula Araújo fez um alerta aos clientes das companhias bancárias, incluindo Santander e Itaú. Um levantamento expôs um novo tipo de crime virtual que envolve o Pix.
O número de denúncias vem preocupando as autoridades. “Golpistas estão se aproveitando da boa-fé das pessoas para desviar dinheiro”, anunciou a jornalista, que estava substituindo Renata Vasconcellos na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, para arrancar o dinheiro dos correntistas, os criminosos fazem um depósito na conta da vítima, depois ligam e dizem que depositaram o valor por engano. Agindo com ingenuidade, na maioria dos casos, o dono da conta devolve o dinheiro em outra indicada pela pessoa da ligação.
No entanto, após encerrar o contato, o golpista liga diretamente para o banco e avisa que a vítima não devolveu a transferência, alegando valores ainda maiores. Como a transação foi feita para outra conta, a instituição financeira não consegue localizar a devolução e acaba ressarcindo, além do valor do depósito, a quantia inventada pelo criminoso. O prejuízo, então, acaba ficando para o titular.
De acordo com o Jornal Nacional, em 2023, o Banco Central recebeu 2,5 milhões de pedidos de devolução de Pix. No ano passado, foram quase 5 milhões. O principal motivo desse aumento é o desconhecimento do público sobre como, de fato, deve acontecer a devolução em casos reais.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Felipeh Campos dá recado amargo sobre o JN de Bonner e Renata e detona: “Imbecil são vocês”

Bonner é obrigado a lidar com queda no JN em pleno 60 anos da Globo e emite comunicado: “Não foi possível”

Saldo zerado: Jornal Nacional emite alerta do BC às pressas para correntistas do Itaú, Bradesco e Nubank

O que fazer?
O executivo da Federação Brasileira de Bancos, Walter Faria, ressaltou que, caso o usuário receba um valor que não lhe pertence, ele tem a opção de “devolver este Pix”, pelo próprio aplicativo, o que impedirá o golpista de pedir o cancelamento.
“Tem todo o registro para os dois bancos, que houve uma transferência e houve uma devolução. Então, não cabe aqui o banco de origem solicitar o MED porque a devolução aconteceu dentro do rito normal de devolução”, explicou o representante da Febraban.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão
- Em resumo, um novo tipo de golpe virtual envolvendo o Pix está preocupando autoridades;
- Golpistas fazem um depósito na conta da vítima e depois ligam dizendo que foi um engano;
- O banco devolve o valor original e o valor inventado pelo golpista, deixando a vítima com prejuízo;
- Somente em 2023, o Banco Central recebeu cerca de 2,5 milhões de pedidos de devolução de Pix;
- A apresentadora Ana Paula Araújo trouxe o assunto em destaque no horário nobre da Globo.
+ Contudo, veja ainda outras notícias do Jornal Nacional!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br