URGENTE!

Pulmões parando e morte: Ana Paula Araújo paralisa o BDBR com proibição urgente da ANVISA contra produto nº1

22/07/2024 às 10h27

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Anvisa, caixão e Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (Fotos: Reproduções / Internet / Canva / Globo)

Ana Paula Araújo paralisa Bom Dia Brasil com notícia sobre proibição da Anvisa contra produto amado entre mulheres por risco de morte e mais

Ana Paula Araújo precisou paralisar o Bom Dia Brasil, da Globo, com uma nova proibição da Anvisa contra um produto muito utilizado por homens e mulheres por conta dos ricos à saúde, como pulmões parando e até morte. A notícia foi dada no dia 24 de junho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 22, iremos retomar a medida da agência, uma vez que muitos brasileiros ainda não sabem sobre a proibição e nem mesmo os riscos do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

.Durante o Bom Dia Brasil, a jornalista atualizou as informações sobre a proibição, uso e venda do uso de produtos à base de fenol. A medida ocorreu após a morte de Henrique Chagas.

No dia 03 de junho deste ano, o empresário realizou um peeling de fenol. O peeling estimula a renovação das células da pele através de uma descamação controlada com o uso de substâncias químicas ou de métodos físicos.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Anvisa acaba de proibir a venda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde ou estéticos. Vai durar enquanto são conduzidas as investigações sobre potenciais danos do uso do fenol”, disse Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, a âncora revelou que o Conselho Federal de Medicina (CFM) havia pedido para que o fenol fosse utilizado apenas por médicos, mas a Anvisa restringiu a venda para todas as áreas.

Inclusive, o fenol era vendido pela internet sem a autorização da Anvisa. Diversos sites já retiraram o produto das plataformas. Foram mais de 216 mil anúncios foram tirados do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RELEMBRE A MORTE

Henrique realizou o procedimento estético no Studio Natalia Becker, localizado no Campo Belo, em São Paulo. O empresário estava acompanhado de seu namorado, Marcelo Camargo.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima passou por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol).

Marcelo Camargo aguardou fora da sala até o fim do procedimento. Ao retornar para o local, Henrique Chagas começou a ter dificuldades para respirar.

Natalia, responsável pela aplicação do fenol, e funcionárias acionaram o Samu, que constatou a morte na clínica, segundo informações do G1.

Natalia Becker foi indiciada pela Polícia Civil por homicídio por dolo eventual, quando se assume o risco de mata, e responde o crime em liberdade.

RISCOS

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica concluiu que o empresário morreu por uma “parada cardiorrespiratória” causada por um “edema pulmonar agudo” ao inalar fenol, segundo informações do Jornal Nacional.

Além disso, o IML também afirma que Henrique Chagas tinha queimaduras de primeiro e segundo graus no rosto, e lesões na epiglote, laringe, cordas vocais e pulmões causadas pela inalação do produto. Ou seja, o produto pode ocasionar a parada do pulmão.

O CFM aponta que o tratamento com fenol é invasivo e pode trazer riscos à saúde, como taquicardia. Desse modo, apenas médicos dermatologistas podem fazer o procedimento.

Como saber se o produto tem registro na Anvisa?

Por fim, para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pela Anvisa, o que garante a autenticidade da informação.

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Ana Paula Araújo
Anvisa
Peeling de fenol

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.