ALERTA!
A proibição da Anvisa contra produto n°1 dos idosos no Brasil confirmado por Ana Paula Araújo no BDBR
09/01/2025 às 21h00
Ana Paula Araújo confirma proibição da ANVISA contra produto n°1 dos idosos no Brasil durante o BDBR
Durante o BDBR, Ana Paula Araújo trouxe à tona a confirmação de uma medida da ANVISA que proíbe o uso do produto mais consumido pelos idosos no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão gerou repercussão, especialmente entre os consumidores que dependem desse item, amplamente utilizado para auxiliar na saúde da terceira idade.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações divulgadas por Ana Paula Araújo durante o BDBR, detalha agora proibição da Anvisa contra álcool 70.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Proibição da Anvisa contra álcool 70.
Em matéria que foi ao ar em abril de 2024, Ana Paula Araújo pegou todos de surpresa ao comunicar grande proibição da Anvisa.
“Anvisa volta a proibir a venda de álcool líquido 70%”. Com essas palavras Ana Paula deixou todos em alerta. O motivo é por conta do “alto índice de queimaduras e incêndios”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retomou a proibição da venda de álcool líquido 70% no Brasil desde 30 de abril de 2024.
O G1 informou que a decisão, implementada em 2002 e revogada em caráter excepcional durante a pandemia de Covid-19, tem como objetivo diminuir os riscos de acidentes com queimaduras relacionados ao produto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de feridas na cabeça: ANVISA emite proibição contra creme de hidratação nº1 das 45+
● Risco agudo: ANVISA baixa alerta urgente contra 2 frutas n°1 dos brasileiros após descoberta
● Anvisa faz proibição contra marca n°1 de café, retira de mercados após descoberta e atinge idosos 60+
Histórico da medida
- 2002: A Anvisa proíbe a venda de álcool líquido 70% devido ao alto índice de acidentes.
- 2020: Em meio à pandemia de Covid-19, a venda do produto é liberada temporariamente como medida de higiene.
- 2024: Por fim, a proibição original é retomada, com prazo para esgotamento dos estoques até 29 de abril.
O produto pode facilmente causar incêndios e explosões, especialmente em ambientes com risco de faíscas ou chamas. Além disso, o contato direto com a pele ou olhos pode provocar queimaduras graves, exigindo atendimento médico imediato.
Contudo, a ingestão acidental do produto pode levar à intoxicação, com sintomas como náuseas, vômitos, tonturas e até coma.
Alternativas ao álcool líquido 70%
Álcool em gel: Mais seguro para uso geral, pois apresenta menor risco de inflamação e queimaduras.
Lenços umedecidos com álcool: Práticos para higienização das mãos e superfícies.
Álcool 70% em outras formas: Além disso, ainda permitem o produto em apresentações como aerossol e soluções para uso hospitalar.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o site oficial e vá à seção de “Denúncias e Reclamações”.
Em seguida, preencha o formulário online com detalhes sobre a irregularidade ou risco à saúde. No entanto, alternativamente, você pode ligar para o número 0800-642-9782. Siga as instruções fornecidas para completar a denúncia.
CONCLUSÃO
Por fim, vale lembrar que a medida não afeta o acesso de profissionais da saúde ao álcool líquido 70%, que seguirá sendo utilizado em ambientes controlados.
Veja também matéria especial sobre: Anvisa faz proibição contra marca n°1 de café, retira de mercados após descoberta e atinge idosos 60+.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu