Ana Paula para o JN com comunicado urgente da ANVISA
No último dia 03/05/2024, Ana Paula Araújo, durante o Jornal Nacional, da Globo, falou sobre um comunicado urgente feito pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa, em suma, se trata de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. Assim, com UTI e pulmões parando, foi então feito o comunicado que acabou atingindo pais, mães e idosos 60+.
Para melhoro entender, foi noticiado sobre um vírus altamente contagioso que tem sido o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o último boletim da Fiocruz, o vírus chamado sincicial, mais conhecido como VSR, é responsável por 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave.
Assim, Ana Paula Araújo disparou, no JN: “Um vírus altamente contagioso tem sido o principal responsável pelos casos atuais de infecções respiratórias em crianças”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então seguiu dando detalhes sobre o caso: “Primeiro, a Valentina foi parar na UTI. Agora, é o irmão gêmeo, o Enrico, que continua internado. Foi o agravamento dos sintomas da bronquiolite que mandou os dois para o hospital. A mãe, a enfermeira Fabiana Vilela Nascimento, estava atenta”, disse.
Os hospitais infantis estão lotados de casos como o dos gêmeos. O principal causador de bronquiolite é um vírus respiratório chamado sincicial, mais conhecido como VSR. Segundo o último boletim da Fiocruz, ele é responsável por 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave. Em seguida, vêm os vírus influenza, causadores da gripe, em cerca de 25% dos casos. E o da covid, 8%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como são os sintomas do novo Vírus?
Os sintomas são parecidos com um resfriado, e a maioria das pessoas se recupera em alguns dias. O VSR fica grave quando ataca quem é mais vulnerável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para evitar que o VSR e outros vírus respiratórios continuem se espalhando é importante lembrar das lições que aprendemos com a Covid. Em caso de sintomas de gripe, usar máscara e não mandar os pequenos para escola ou para creche, não circular com bebês em aglomerações e dar para as crianças todas as vacinas disponíveis”, disse.
E então falou sobre o comunicado da Anvisa: “A Anvisa aprovou no mês passado uma vacina contra o vírus sincicial aplicada em grávidas, que cria anticorpos que protegem os bebês nos primeiros meses de vida. Ela ainda não está disponível no Brasil, mas as vacinas contra gripe e Covid estão e podem proteger crianças a partir dos 6 meses”, disse.