Benefício mais fácil com nova decisão histórica do INSS
Âncora do Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo trouxe ao telejornal com uma confirmação histórica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A mudança visa transformar o processo daqueles que esperam nas longas filas do INSS para conseguir benefícios, com mais de 1 milhão e 600 mil pessoas aguardando algum atendimento atualmente.
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O objetivo principal da novidade do INSS é justamente agilizar um dos processos que mais atrasam a fila do instituto: A perícia médica. Trazendo mais conforto e rapidez a essa etapa crucial.
A situação é ainda mais alarmante quando trata-se de locais afastados, sem médicos peritos ou que demandam grande deslocamento daqueles que precisam realiza-lo.
Para resolver o problema, o INSS ampliou um projeto que vem ganhando cada vez mais força: A perícia médica online.
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“O INSS vai liberar três benefícios com o uso da telemedicina. Então as perícias médicas deixam de ser presenciais. Heraldo, mais uma estratégia para reduzir a fila que tá longa né?”, disse Ana Paula, em chamada com o jornalista.
Agora, perícias online vão ser autorizadas para concessão de aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio por incapacidade temporária e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
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“A promessa inicial do Ministério da Previdência, no começo do ano passado, foi de que o tempo de espera para concessão de benefícios seria reduzido para, no máximo, anotem, no máximo, 45 dias“, complementou Heraldo.
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A Secretaria de Regime Geral de Previdência Social determinará quais unidades de atendimento se qualificam sob este critério e serão autorizadas a empregar a telemedicina.
Adicionalmente, o governo irá apresentar, por meio de portaria, as cidades onde o atendimento virtual será estabelecido de forma permanente, por isso, é importante ficar ligado as atualizações.
Como entrar em contato com o INSS para tirar dúvidas?
O INSS oferece uma variedade de canais de atendimento para a população, incluindo o site ou aplicativo Meu INSS e a central telefônica pelo número 135.