Análise em Foco: A volta não triunfal de “Teste de Fidelidade”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos programas de maior sucesso da RedeTV ! estreou com um clima tanto quanto nostálgico, e parece que caiu no gosto do popular, sem mesmo ter mudanças tão aparentes. Quando João Kléber começou na RedeTV!, a emissora passava por uma fase boa, com artistas bons e programas com indentidade própria, o que não se vê mais na tela da emissora de Almilcare Dallevo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Quase uma década se passou, e João continua o mesmo, não evoluiu em nada. Permanece usando seus mesmos bordões, sua falta de educação tentando controlar a platéia que não se acalma em nenhum instante.
 
Incrível perceber que, em praticamente uma década, ele conseguiu não evoluir absolutamente nada. Continua usando tons hiperbólicos de voz, filosofias de botequim e a mesma falta de educação que ele considera fundamental neste tipo de formato. O apresentador parece se sentir bastante a vontade diante das câmeras quando apresenta o Teste de Fidelidade e provavelmente só neste formato, pois não tem carisma algum para sequer ser considerado comunicador. Com esse estilo se daria melhor numa feira gritando com os clientes tal qual faz com os telespectadores e a platéia.
 
Tudo está igual, sem sequer uma mudança feita, parecia estarmos diante de um programa retrô relembrando a história do apresentador que estava no auge. A única diferença, talvez, esteja na altura de João Kléber. Analisando os  dois programas passados percebeu-se que o tom de nostalgia impresso pela produção foi na tentativa de resgatar o público que tanto gostava do quadro de sucesso que dançou por vários dias na programação da emissora.
 
É preciso entender que a TV brasileira tem muita responsabilidade com o povo brasileiro. Se o público não é suficientemente capaz de escolher programas de qualidade, os responsáveis pelas emissoras precisam desempenhar também esta difícil função. Levar ao ar programas que não agregam absolutamente nada, além de extrair do povo o que há de pior, além do incentivo a anti-cultura, apenas na busca incondicional pela audiência é grave, pois tira todo e qualquer mérito cultural e social que a televisão poderia ter.
 
Pouco importa se o programa é armação ou não. Entretenimento não precisa necessariamente passar pela veracidade e sim pela verossimilhança, a discussão não deve seguir este caminho, portanto. O maior problema do Teste de Fidelidade é que ele é uma bola de tudo que existe de ruim na televisão brasileira. O resgate do formato é um triste carimbo de que o telespectador brasileiro, em sua maioria, é apenas medíocre, pois consegue se divertir numa das produções da pior qualidade já criadas pelas nossas emissoras em qualquer tempo.
 
O teste de fidelidade retornou, para que o público pense  o que realmente atribui em nossas vidas a programação da  televisão brasileira, e o que nós realmente temos vontade de assistir.

 

O que você achou do desempenho do Teste da Fidelidade?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile