ANÁLISE | Memes das coleguinhas e erros em faixa etária e votação marcaram The Voice Kids

08/04/2018 às 13h11

Por: Danyllo Junior
Imagem PreCarregada
Eduarda Brasil, Mariah Yohana, Neto Junqueira e Talita Cipriano disputam a grande final (Foto: Divulgação/Globo)
Eduarda Brasil, Mariah Yohana, Neto Junqueira e Talita Cipriano disputam a grande final (Foto: Divulgação/Globo)

Eduarda Brasil, Mariah Yohana, Neto Junqueira e Talita Cipriano disputam a grande final (Foto: Divulgação/Globo)

A terceira temporada do The Voice Kids chega ao fim neste domingo (8) e, entre outras coisas, destacaram-se a mudança radical no quadro fixo de jurados, que culminou com memes das novatas em redes sociais; a repercussão ampliada da diferença de idade definida por regra, e um erro inédito na votação da semifinal que colocou quatro participantes, apesar de três times, na disputa do grande prêmio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal novidade da terceira edição do reality, apresentado por André Marques e dirigido por Flavio Goldemberg, tratou-se das substituições no time de jurados-técnicos. Após contar com Ivete Sangalo (passou a integrar o elenco do The Voice Brasil) e Victor & Léo (saíram em virtude da polêmica de Victor Chaves com sua esposa) em suas duas primeiras temporadas, o The Voice Kids 3 teve a presença de Claudia Leitte e Simone & Simaria.

Conforme pautado por esta coluna em 04/02, a dinâmica da atração ganhou com a vitalidade das coleguinhas e a rixa divertida entre as três cantoras durante o programa. Nesse sentido, a participação de Simone & Simaria não pode ser engessada, como sugerem alguns especialistas em televisão, uma vez que fugiria de sua essência. Todavia, a extravagância postural da dupla precisa ser mais comedida em edições futuras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, a participação das coleguinhas causou verdadeiro furor nas redes sociais, renovando com intensidade o estoque de memes dos internautas e colaborando com a repercussão da atração, fato que ajuda uma possível decisão da Globo em mantê-las.

Memes de Simone & Simaria bombaram ao longo das fases do reality musical (Foto: Divulgação/Globo)

Memes de Simone & Simaria bombaram ao longo das fases do reality musical (Foto: Divulgação/Globo)

Outro fato importante que merece destaque diz respeito à polêmica faixa etária da atração musical. Desde a edição de estreia, a idade dos participantes da versão kids compreende de 9 a 15 anos. No entanto, só a partir das últimas edições e com maior evidência nesta notou-se que se trata de uma faixa etária injusta. Não se pode deixar competir crianças de 9 anos, com potencial vocal de criança, com adolescentes de 15 anos, com voz e características mais condizentes à versão adulta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A respeito dessa questão, alguns chegaram a afirmar que por se tratar de contrato da emissora com a detentora do formato, a holandesa Endemol, não se podia alterar regras, como exemplo a idade dos inscritos. Nesse prisma, seria um erro da emissora ou um impedimento de contrato? Cabe ressaltar, então, que a Globo alterou a faixa etária da versão adulta do reality em 2014, passando de ≥ 18 anos para ≥ 16 anos. Procurada, a emissora não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta coluna.

Próxima de seu desfecho, a terceira temporada ainda “espantou” o público com um erro inédito na votação. “Numa análise mais detalhada sobre as casas decimais da apuração dos votos [da semifinal], notou-se que, sem o arredondamento, Mariah Yohana teria permanecido na competição, com uma pequena vantagem de 45,05% dos votos, contra 44,82% de Talita Cipriano”, informou a emissora logo após a exibição da semifinal, na qual Mariah havia sido eliminada. Com isso, a decisão fez com que o time Brown contasse com duas participantes na Final, uma vez que Mariah permaneceu na competição ao lado de Talita e dos demais finalistas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Ligado na TV: Estratégia equivocada do SBT acaba desvalorizando seus artistas

Por fim, vale destacar que, além da melhoria com a mudança de jurados-técnicos, a terceira temporada subiu vários degraus em qualidade vocal de seus participantes, o mais importante. Apesar de algumas eliminações injustas, como de praxe, à final chegaram vozes potentes, as quais representam com louvor os talentos revelados ao longo das fases do programa, com destaque para a aposta de Simone & Simaria, a paraibana Eduarda Brasil. No mais, espera-se que algo sobre a idade seja considerado pela Globo, a fim de que as próximas edições possam entregar ao público uma competição mais justa.

Twitter: @Ligado_na_TV  @JuniorDanyllo
Contato: [email protected]

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

André Marques
Claudia Leitte
Globo
Ligado na TV
Neto Junqueira
noticias da tv
Primeira página
Simone e Simaria
Talita Cipriano
The Voice Kids
TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.