Análise | Na polêmica Maisa versus Dudu, o mais errado foi Silvio Santos
22/06/2017 às 10h53
Convidados para o quadro ‘Jogo das 3 Pistas’ do “Programa Silvio Santos” do último domingo (18), Maisa Silva e Dudu Camargo protagonizaram momentos polêmicos que tiveram e ainda têm grande repercussão entre todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como típico dos brasileiros, as discussões têm sido intensas, em que a opinião se divide. Há os que apoiam e defendem Maisa e os que apoiam e defendem Dudu. Todavia, poucos ou quase ninguém fala do papel de Silvio nessa polêmica.
Conhecido por seu modo descontraído, espontâneo e por suas diversas brincadeiras com os convidados de seus programas, o dono do SBT foi, em minha opinião, o mais errado na situação envolvendo os jovens artistas da Casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De início, Silvio diz que os uniu no quadro porque ambos estão solteiros. Ao que Maisa reage: “se for pra isso eu posso ir embora, eu não tô aqui para arrumar namorado, tô aqui pra participar do programa”. Até então, não ofendeu Dudu.
Mais ‘Ligado na TV’: confira 8 fatos que marcaram a TV nos últimos dias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Silvio segue: “ô Maisa, mas eu tenho notado que você não consegue arrumar namorado”, Maisa diz “dá licença, Silvio, isso é um ultraje, isso é constrangedor você me submeter a uma situação dessas. Eu tô aqui pra jogar um jogo. Vamos jogar?”. Maisa ainda não ofendeu Dudu. Silvio insiste: “mas o jogo foi uma situação que eu encontrei pra aproximar vocês dois que estão solteiros”.
Maisa: “Que aproximar o quê?”
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Silvio: “Você não pode dizer que o rapaz não é um rapaz bonito…”
Maisa: “Não faz o meu tipo” (plateia, Dudu e Silvio dão risadas)
Silvio continua insistindo: “Mas você quer um rapaz que tenha beleza facial ou que tenha beleza interior? Você já viu o interior dele [Dudu]?”
Maisa: “Não. Mas eu não tô a fim também de ver”
Dudu tenta falar algo, porém Silvio segue: “mas você já percebeu que ele é um rapaz que tem 18, 19 anos agora, assim como você fez 15 agora…”, ao que Maisa responde novamente: “mas ele não faz o meu tipo, eu não posso fazer nada, né?”.
Silvio insiste novamente: “Mas ele é um rapaz inteligente, falante, espontâneo, não é jornalista, mas ele sabe se comportar diante das câmeras…”, ao que Maisa começa as palavras que de fato ofendem Dudu: “Mas ele é muito engessado, não parece que é de verdade, ele fala esquisito. Ninguém é assim o tempo inteiro. […] As pessoas gostam de gente de verdade. Eu não consigo gostar, desculpa”.
Enfim, depois houve mais algumas gracinhas, mas as tensões diminuíram.
Por que considero Silvio o mais errado nessa situação? As falas iniciais são extremamente claras. A própria Maisa já havia logo de início classificado a situação como constrangedora, e mesmo assim Silvio insistiu a todo o momento, forçando uma situação que terminou nessa polêmica.
Maisa se conteve mais de uma vez. Para ser exato, após a revelação de Silvio de que uniu os dois porque ambos estavam solteiros, Maisa não ofendeu Dudu em nenhuma de suas seis falas inicias. Após tanta insistência do patrão, Maisa não conseguiu se controlar, passou realmente do ponto e ofendeu Dudu com suas palavras, especialmente por serem colegas de emissora e estarem em um programa de televisão altamente repercutido.
Ainda, há sempre que se ressaltar a liberdade de expressão que todos têm de se posicionar diante de determinadas situações. Maisa tem o direito sim de não gostar de algo e não aceitar tudo, mas tem o dever de respeitar toda e qualquer pessoa. Então mesmo após toda insistência de SS ela poderia ter sido mais respeitosa? Poderia, mas não foi. E isso não impede que o maior erro não tenha sido dela. Ou seja, Silvio não é responsável pelos atos dela, mas é responsável pelos dele [Silvio].
Nesse contexto, não isento Maisa da responsabilidade e consequências de suas palavras e atos. Ela poderia ter sido mais elegante, como diria Sandra Annenberg, com o colega Dudu, que se manteve respeitoso ao longo da situação. Inclusive, não está em jogo avaliar a atuação dele enquanto apresentador de telejornal, nem na situação descrita nem nesta edição da coluna.
Por fim, destaco que 90% das pessoas que tomam conhecimento dessa polêmica acusam Maisa ou Dudu e mantêm Silvio longe da responsabilidade, o que é um grande equívoco. Não é porque se trata de Silvio Santos que devemos sempre o isentar de qualquer responsabilidade. Suas brincadeiras são hilárias e divertem o público em geral, mas quando ele erra, merece ser responsabilizado.
https://www.youtube.com/watch?v=YlD88lQxvoQ
Críticas e/ou sugestões? Contatos:
[email protected] | @JuniorDanyllo | @Ligado_na_TV
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])