Claro é desmascarada após anos e sofre com proibição e lei da Anatel
Lei da Anatel atinge a Claro com proibição e +1 bomba chega à operadora, sendo finalmente desmascarada após 18 anos e multada em milhões por gigantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o portal Tecnoblog, há seis meses atrás, a Anatel multou a Claro em R$15 milhões por telemarketing abusivo e descumprimento das regras de telecomunicações.
O conselheiro Artur Coimbra explicou que os valores foram determinados com base no porte econômico, o volume e a característica das chamadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Elas insistiram no erro, pois nós notificamos e demos prazo para que adequassem as suas atuações”, diz Coimbra.
As penalizações estavam em análise desde o primeiro trimestre. O regulamento do setor de telecomunicações proíbe o emprego de tecnologia para disparo massivo de chamadas num volume maior do que a capacidade humana de discagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não vamos parar por aqui. Continuaremos acompanhando todas as empresas. As reincidentes voltarão a ser multadas e podemos avaliar outras sanções no futuro”, afirmou o conselheiro da Anatel.
Desse modo, logo no última dia 21 de maio, a operadora foi multada novamente no valor de quase R$1 milhão, só que agora, pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Tudo Celular, a empresa teria sido algo do Ministério da Justiça e Segurança Pública por falhas no cerne cimento de informações e propaganda enganosa sobre a rede 5G.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, conforme registrado pelo ministério, a operadora teria divulgado anúncios dizendo que seus serviços eram prestados pela rede de 5G “Puro”, enquanto na realidade a rede é de tecnologia DSS Dynamic Spectrum Sharing.
Ao ser notificada a respeito pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), a Claro fez ajustes nas suas divulgações, mas o Conar considerou que as informações não foram explicadas corretamente e eram pouco visíveis.
Com isso, a operadora tem 10 dias para recorrer da decisão, mas caso o recurso seja renunciado, ela poderá receber uma redução de 25% no valor.
Quais são as empresas do grupo Claro?
O grupo Claro Brasil mantém as três marcas Claro, NET e Embratel, mas passa a contar agora com apenas duas unidades de negócios: a Empresarial, que continua com a Embratel, sob a batuta de José Formoso; e a Unidade de Consumo e PME, sob o comando de Paulo Cesar Teixeira.