VIVO coloca fim em um dos seus serviços mais aclamados pelo público e substituto toma conta do “vazio” deixado
Ainda no dia 30 de setembro de 2022, a Vivo deu mais um passo na descontinuação de um dos seus serviços mais populares, com a ANATEL devidamente ciente.
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Porém, ao contrário do que ocorre geralmente, um novo substituto esta na “manga’ da operadora.
Trata-se do serviço de TV por assinatura via satélite (DTH), encerrando de vez as operações de uma parte significativa desse serviço.
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De acordo com apurações feitas pela equipe de tecnologia e serviços do TV Foco, através das informações coletadas pelo Minha Operadora, o movimento terminou de vez em dezembro daquele ano.
Não foi uma surpresa
No entanto, não foi inesperado, uma vez que a Vivo já havia comunicado desde junho de 2022 que a DTH seria descontinuada:
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- Com a aquisição da concorrente GVT, em 2015, a empresa herdou parte das operações que agora está encerrando.
- De acordo com a Telefônica Brasil, detentora da Vivo, a decisão reflete a estratégia da empresa de modernizar suas operações e oferecer aos clientes alternativas mais avançadas de conectividade.
- A empresa afirmou na época que a descontinuação fazia parte do seu esforço para oferecer as “melhores tecnologias de conexão fixa ou móvel”.
O substituto
Conforme dito no inicio desse texto, o fim do serviço via satélite trouxe com ele um substituto.
Ainda de acordo com o portal, os clientes migraram para o Vivo Fibra ou para o Vivo Play App, serviço de TV via streaming, cuja qual dispensa a necessidade de antena ou receptor.
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A Vivo, por sua vez, garantiu que os clientes seriam surpreendidos com taxas extras devido ao desligamento do serviço.
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A cobrança foi feita apenas pelos serviços consumidos até a data de encerramento.
Em prol de uma melhor tecnologia
Tal mudança se alinhou com a tendência crescente no setor de telecomunicações, onde as operadoras têm optado por reduzir ou eliminar serviços baseados em tecnologias mais antigas.
Ao mesmo tempo, traz um cenário mais favorável às soluções mais modernas e flexíveis, como streaming e fibra óptica.
A mudança também reflete nos hábitos de consumo dos usuários, que cada vez mais preferem assistir a conteúdos sob demanda em vez de depender de uma grade fixa de programação.
A Vivo, por sua vez, se comprometeu a focar em expandir sua base de clientes de fibra óptica e consolidar sua oferta de serviços digitais.
Conforme dito acima, o encerramento total das operações de TV ocorreu dia 31 de dezembro de 2022.
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Quantos clientes a Vivo tem em todo o Brasil?
De acordo com a própria VIVO, a empresa conta com cerca de mais de 100 milhões de clientes em todo o país.
Além disso, conforme exposto pela Teletime, a Vivo é a operadora de telecomunicações com maior receita líquida no Brasil, com R$ 52,1 bilhões em 2023.
A Claro ficou em segundo lugar, com R$ 45,5 bilhões, e a TIM em terceiro, com R$ 23,9 bilhões.
Conclusões finais:
Em suma, a decisão da Vivo de encerrar seu serviço de TV por assinatura via satélite (DTH) reflete uma tendência de modernização no setor de telecomunicações.
Ao focar em tecnologias mais avançadas como a fibra óptica e o streaming, a operadora busca atender melhor às demandas dos clientes.