Decisão foi tomada no início do ano, mas, apesar de ter gerado discussões, segue válida entre as operadoras, podendo atingir uma longa lista de clientes no país
Sem muita surpresa, a Claro, a Vivo e a Tim são as principais empresas de telefonia móvel no Brasil. Porém, uma nova regra da Anatel atingiu diretamente os usuários desse trio de gigantes que disponibiliza uma quantidade milionária de chips.
Segundo o Tudo Celular, a atual ordem autoriza que as marcas bloqueiem os aparelhos que estejam em roaming permanente por mais de 90 dias, o que pode ser prejudicial aos clientes, principalmente aqueles que precisam se ausentar das áreas atendidas por um longo período.
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De acordo com a publicação, a regra aponta que esse tipo de caso diz respeito aos que estão fora da rede de origem, seja na operadora ou DDD, pelo período médio de 3 meses, sendo eles consecutivos ou não, dentro de 1 ano. Com isso, a atividade passa a ser vista como irregular.
Outro ponto levantado é que, além da ordem de suspensão, a Anatel ainda dá autorização para que as operadoras deem uma multa de R$ 100, caso não consigam bloquear o aparelho. O tema tem causado discussões entre os envolvidos, mas a ordem segue em vigor.
Hoje, a Vivo é a atual líder do setor, tendo mais de 100 milhões de chips ativos no país. O número é surpreendente e se distancia ainda mais das outras duas concorrentes. Para efeitos de comparação, a Claro aparece no 2º lugar do ranking com 87,8 milhões de SIM cards. Já a TIM, que fica em 3º, teria fechado com cerca de 61,5 milhões.
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No entanto, ainda este ano, uma outra empresa está prestes a entrar na competição. Segundo a Valor Econômico, o Nubank também vai se tornar uma operadora móvel virtual, utilizando uma infraestrutura já pronta. O grupo, que já recebeu aval para o funcionamento, deve começar as operações nos próximos meses, chamando atenção do mercado e dos concorrentes.
Qual a função da Anatel?
Em parceria com o Governo Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regular a comunicação no território nacional. Essa entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre operadoras e consumidores.
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