Operadoras gigantes são atingidas por comunicado de desligamento do sinal pela ANATEL
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emite alertas sobre um possível encerramento de serviço crucial no país, que se caso for definitivamente decretado atingirá as grandes operadores do Brasil.
Portanto, de acordo com o portal Tudo Celular, a agência está em busca de abrir uma consulta pública para determinar o destino da estrutura 2G e 3G no território nacional, já que os dois formatos foram virtualmente ultrapassado com a tomada do 4G e do atual 5G.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o processo de desligamento do sinal de rede não se iniciou agora, isso porque, o processo começou em 2023 e pretende ir até 2028, dando abertura para que a Anatel encontre novas formas de utilizar as estruturas da mesma rede sem precisar desmontar por completo.
De acordo com informações de um webinar veiculado no dia 27 de abril, a Agência, junto da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e a empresa especializada em IoT, Kore Wireless, procuram integrar as duas estruturas de conexão passadas à rede atual, inclusive considerando a aquisição e homologação de novos equipamentos que venham com esse suporte de forma integrada.
Segundo a Anatel, cerca de 177 redes 2G e 3G já estão desligadas ao redor do mundo, em mais de 59 países. Além disso, 73 operadores em 43 países já completaram ou estão na fase final do desligamento do 2G, enquanto 52 operadoras em 33 países estão fazendo o desligamento da rede 3G. Outros 24 operadores em 15 países também estão fazendo o fechamento do desligue ainda esse ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a ideia se baseia em suspender a homologação destes equipamentos que só funcionam nos formatos que não utilizamos mais, ao mesmo tempo em que adota novos e mais inclusivos recursos, que contemplem todas as redes de maneira integrada.
Vale ressaltar que a empresa de telecomunicações ainda não expôs como colocará em prática a transição de rede móvel e não estabeleceu uma data para a realização da consulta pública.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é necessário esperar por qualquer nova movimentação nessa conversa que ainda deve demorar um pouco mas que mudará a as conexões do país e suas operadoras, como Vivo, Claro e TIM.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a maior operadora de celular do Brasil?
De acordo com a Tech Tudo, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003. A empresa oferece serviços de telefonia fixa, móvel, Internet banda larga e TV por assinatura. Segundo a Anatel, são mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.