Serviço oferecido por milhares de operadoras tem fim confirmado após polêmica e decreto da Anatel e Vivo afirma não disponibilizar tal modalidade para seus clientes
A operadora Vivo pegou milhares de clientes de surpresa após confirmar fim de serviço crucial e consumidores brasileiros perdem o acesso ilimitado de modalidade muito comum entre os planos de celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal SBT News, a operadora passou a fazer cobranças diárias para o uso dos aplicativos no plano Vivo Easy e deixou de vender planos ilimitados para vários aplicativos, liberando a gratuidade para o WhatsApp em planos básicos.
Assim como a Vivo, a Claro também deixou de oferecer o plano Claro Flex, no qual os acessos gratuitos dos aplicativos foram removidos sem desconto da franquia e, para compensar, incluiu uma franquia extra para redes e vídeos, com limite de até 5GB, conforme o tipo de pacote e só vai oferecer o WhatsApp no acesso gratuito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a TIM anunciou em fevereiro que os preços nos planos pós-pagos e planos de dados com Zero Rating deixarão de existir.
Esse tipo de serviço é conhecido como Zero Rating, que é uma estratégia comercial para atrair assinantes. Ela foi discutida durante a aprovação do Marco Civil da Internet em 2012 e 2013, para analisar se a prática feria a legislação que protege a neutralidade da rede.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou as empresas que praticam a estratégia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, em 2017, foi feita uma investigação por suposta distorção no mercado de plataformas digitais.
Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, entrevistado pelo Tecnoblog, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, o fim do Zero Rating tem relação com questões comerciais, não com questões regulatórias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Baigorri informou que havia queixas das operadoras de telecomunicações sobre o uso intenso das redes e infraestrutura sem compensação por parte das gigantes da tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos clientes a operadora da Vivo tem?
De acordo com a Tech Tudo, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003. A empresa oferece serviços de telefonia fixa, móvel, Internet banda larga e TV por assinatura. Segundo a Anatel, são mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.