De acordo com a ANATEL esse equipamento, que está presente em muitas casas, pode representar riscos à segurança e à privacidade de usuários
E um equipamento usado por milhares de brasileiros, considerado até como um dos mais queridinhos e que muito provavelmente você tenha em sua casa, acaba de virar alvo da ANATEL* (Agência Nacional de Telecomunicações).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*A Anatel foi criada com o objetivo de modernizar o setor de telecomunicações brasileiro, com a responsabilidade de garantir um ambiente favorável para os consumidores e aumentar o acesso aos serviços oferecidos.
Anatel pretende vetar equipamento queridinho da maioria dos brasileiros (Foto Reprodução/Internet)De acordo com a entidade, o uso desses equipamentos não é exatamente proibido, porém, muitos fabricantes não seguem as regras estabelecidas pela autarquia federal. Sendo assim, ele apresenta sérios riscos ao usuário, por conta de sua segurança e privacidade.
Estamos falando das TVs Box, cuja função é transformar a sua TV comum em uma TV inteligente, com acesso à internet e muito mais. Com ela, você tem acesso aos principais serviços de streamings na TV, assim como canais pagos, sem nenhum custo adicional por isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grave
Porém, apesar de vantajoso, muitas fabricantes de TV Box oferecem conteúdos piratas aos consumidores e essa prática é totalmente ilegal. Afinal de contas, desrespeita a lei de direitos autorais brasileira.
Para a ANATEL, trata-se de uma invasão à propriedade intelectual, afinal de contas, sempre que as produtoras lançam um filme, série ou qualquer tipo de programa, elas possuem custos elevados.
Inclusive, de acordo com o Pronatec, a autarquia está investindo fortemente no combate, em todo o Brasil, ao uso inadequado dos equipamentos, como um laboratório para facilitar esse trabalho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale frisar que consumir o conteúdo sem fazer o devido pagamento, as produtoras podem sair no prejuízo. Pelo menos, é o que alegam as mesmas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lado B
Por outro lado, os consumidores enxergam essa possível proibição da ANATEL, com certo receio. Para eles, essas empresas já possuem um lucro muito elevado.
Sendo assim, pela visão dos consumidores, ao optar por combater as TVs Box, a Anatel estaria impedindo que os brasileiros tenham acesso à cultura, dizem os críticos.
Qual outro risco esses aparelhos apresentam?
Mas existe outro problema ainda mais sério em discussão, isso porque o aparelho ainda pode apresentar problemas técnicos e danificar a televisão do usuário.
Além do mais, existe uma grande preocupação com a segurança dos dados e informações sensíveis.
Por essa razão, a ANATEL inaugurou o primeiro laboratório especializado em combater a pirataria de Tvs Boxes do país, iniciando de vez essa guerra silenciosa entre ela e essa tecnologia.
De acordo com a Anatel, o laboratório tem a capacidade de analisar até 100 equipamentos por vez. Dessa forma, o combate à pirataria ganha uma nova proporção no país.
Vale destacar que em fevereiro de 2023, uma operação da entidade bloqueou o uso de 1,4 milhões de aparelhos piratas. Para evitar esse problema, o consumidor deve comprar uma TV Box que possui certificado da entidade.