COMO ASSIM?
Vivo comunica de FIM de serviço vital à Anatel e atinge em cheio 102M de clientes
04/02/2025 às 17h00

Operadora mudou as estratégias e encerrou um dos planos que servia como grande atrativo aos antigos usuários
Antes da virada para 2025, um relatório da Anatel revelou que a Vivo chegou à faixa de 102 milhões de chips ativos. Com esse número, a marca desbancou as principais concorrentes no Brasil, a Claro e a Tim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, no ano passado, a empresa deu fim a um dos serviços, até então, considerado indispensável aos usuários. Nas últimas temporadas, com o crescimento meteórico das redes sociais, o grupo passou a oferece-las de forma ilimitada nos planos mensais.
O mesmo aconteceu dentro da Claro e Tim, que vinham disputando entre si e tentando atrair um número ainda maior de clientes. Os pacotes garantiam o uso do Instagram e Facebook, sem descontar dos dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, as estratégias mudaram e o serviço, conhecido como Zero Rating, acabou sendo encerrado. Na Vivo Easy, ainda estavam incluídos Waze, YouTube, Netflix e Spotify por um preço pré-definido. Agora, apenas o WhatsApp foi mantido entre as vantagens.
Vale ressaltar que esse tipo de atividade tem aval da Anatel, a entidade que fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre as operadoras e consumidores no território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não está sendo fácil”: O fim de restaurante nº1 em Recife, PE, e comunicado de adeus após 30 anos
● Multa de R$10 mil no RJ: Lei armada traz 3 punições na Uber por corridas canceladas no Rio de Janeiro
● R$2B: Banco Central baixa veredito sobre venda histórica de banco gigante a rival nº1 no Brasil em 2025

Afinal, o que aconteceu?
Segundo Cristian Gebra, vice-presidente da empresa, a liberação desse tipo de benefício foi um erro por parte das companhias. Com a repercussão, acendeu a possibilidade de o aplicativo de conversas também pode deixar de ser “grátis”.
“Estamos discutindo que deveria haver um equilíbrio maior dos que contribuem para a expansão da rede. Também estamos comercialmente discutindo que, uma vez que eles são os grandes geradores de tráfego”, disse o representante da operadora à Valor Econômica.

Conclusão
- Em resumo, a Vivo deu fim ao zero rating em parte dos planos;
- O termo diz respeito ao uso ilimitado de aplicativos nos celulares;
- Outras concorrentes, como Claro e Tim, também encerram o modelo, com aval da Anatel;
- Hoje, a Vivo lidera o setor no Brasil, atendendo mais de 102 milhões de clientes.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre as operadoras de celular no país!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br