NOVOS ARES
Briga nos bastidores e o triplo do salário: Âncora do JG pede demissão e aceita proposta milionária de Silvio Santos
17/06/2022 às 11h18
Ana Paula Padrão foi uma das primeiras jornalistas a trocar a estabilidade da Globo por um desafio na emissora de Silvio Santos
Conhecida por sua tradição no jornalismo, a Globo foi pega de surpresa ao ver uma de suas principais âncoras deixar a emissora para aceitar uma proposta de Silvio Santos, no SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reviravolta aconteceu nos primeiros meses de 2005, quando Ana Paula Padrão, então âncora do Jornal da Globo, deixou a estabilidade da líder de audiências para reformular o setor de jornalismo do SBT.
Em uma entrevista à Folha de São Paulo, na época, Ana Paula Padrão denunciou que estava insatisfeita com o seu horário de trabalho e que já havia pedido para deixar a madrugada em várias ocasiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a negativa da emissora carioca, Padrão, que já vinha recebido sondagens do SBT, aceitou a proposta de Silvio Santos e deixou a Globo no meio do seu contrato, dando início a uma briga judicial e uma sequência de alfinetadas públicas.
De acordo com a publicação do jornal, Ana Paula Padrão deixou a Platinada pela porta dos fundos e comunicou o seu desligamento por telefone ao então diretor de jornalismo Carlos Henrique Schroder.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para trocar um confortável contrato na Globo, Ana Paula Padrão pediu carta branca e inseriu uma cláusula anti-geladeira, de acordo com outra edição da Folha. Ganhando três vezes mais no SBT, ela teria um orçamento generoso para remontar o departamento de jornalismo da emissora.
Em entrevista ao jornal paulista, a jornalista negou que tenha deixado a Globo porque não lhe deram um lugar na bancada do Jornal Nacional e ainda ironizou o noticioso, que na época era comandado por William Bonner e Fátima Bernardes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
“Que vantagem eu teria de fazer aquele jornal sem personalidade?”, provocou Padrão, reiterando apenas seu desejo de chegar mais cedo em casa. O contrato com o SBT ainda previa o horário que o novo jornal fosse ao ar: entre 18h e 21h.
A EMISSORA CARIOCA NÃO ACEITOU DEMISSÃO DA JORNALISTA
A decisão de Padrão sair da Globo enfureceu a emissora da família Marinho. A multa, estipulada em R$ 3,8 milhões, não previa rescisão unilateral, de acordo com o canal. A própria jornalista fez o depósito do cheque à Globo, que foi recusado.
A Globo entrou com uma ação judicial ordenando que Padrão voltasse ao trabalho, mas a Justiça entendeu que não havia irregularidades e a âncora seguiu para o SBT.
Com direito a chamadas provocativas no meio da grade do canal de Silvio Santos, como “Globo perdeu Padrão” e “Em breve você vai saber porque a Globo perdeu Padrão”, a jornalista estreou com bons índices no SBT Brasil e incomodou a concorrência durante alguns meses.
Apesar do sucesso inicial, a jornalista deixou a bancada do principal noticiário do canal paulista para apresentar o ‘SBT Realidade’.
Padrão deixou o SBT em 2009 e se transferiu para a Record. Ela ficou no canal da Barra Funda até 2013 e desde 2014 migrou para o entretenimento, assumindo a apresentação do MasterChef, na Band.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]