LUTO!

Morte de âncora do JN e câncer se espalhando pelo cérebro

07/09/2024 às 16h45

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Estúdio do Jornal Nacional e imagem de luto (Fotos: Reproduções / Globo / Canva)

Âncora do Jornal Nacional, da Rede Globo, deixou brasileiros em luto após perder luta contra o câncer

Visto como o principal telejornal do Brasil, o Jornal Nacional marcou a história da Globo desde o seu lançamento, que ocorreu no dia 1º de setembro de 1969, há 55 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 1996, William Bonner é responsável pela bancada do telejornal, enquanto Renata Vasconcellos assumiu o posto no ano de 2014 após a saída de Patrícia Poeta.

Ao longo dos 55 anos, o Jornal Nacional foi comandado por grandes nomes do jornalismo, como Sergio Chapelin, Celso Freitas, Lillian Witte Fibe, Fátima Bernardes e mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, ao longo dos anos, o telejornal mais assistido do Brasil também contou com algumas perdas. Neste sábado, 07, iremos relembrar a morte irreparável de um âncora.

Estamos falando de Berto Filho. O jornalista marcou a história da Globo ao ser o primeiro apresentador do RJTV, além de estar em grandes telejornais da emissora carioca, como Fantástico, Jornal Hoje e o Jornal Nacional nos anos 80.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O apresentador faleceu no dia 12 de março de 2016 aos 75 anos, no Rio de Janeiro, após a luta contra o câncer.

De acordo com informações do portal G1, Berto Filho padecia de câncer na garganta e no cérebro desde 2014.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jornalista do Jornal Nacional estava em tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca) de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade.

Desde janeiro de 2015, depois de perder a mulher, Berto Filho morava no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Desde que descobriu o câncer, o jornalista passou por tratamentos e recebeu uma excelente notícia no início de 2025: o câncer havia sumido.

Porém, no mesmo dia em que teve alta, sua mulher foi internada, também com câncer, ficou 33 dias entubada, na UTI, e morreu.

CARREIRA

Berto Filho tornou-se um dos grandes nomes da Globo Trabalhou durante as décadas de 1970 e 1980 na apresentação de vários telejornais, como o Jornal Nacional, Fantástico e Jornal Hoje.

Porém, no ano de 1986, o apresentador saiu da emissora carioca. Já em 1989, oi contratado pela TV Rio, então controlada pelo pastor Nilson Fanini, onde apresentava um programa de entrevistas, Política Nacional.

Por fim, o jornalista também passou pela Rede Manchete, RedeTV! e Record.

Qual é o horário do Jornal Nacional na Globo?

O Jornal Nacional tornou-se um dos principais programas da Globo desde a sua estreia, que ocorreu no dia um de setembro de 1969.

Atualmente, o telejornal inicia às 20h30, segundo o portal oficial da emissora. Mas, o horário pode sofrer mudanças dependendo da programação, como os jogos às quartas-feiras.

Berto Filho
Globo
Jornal Nacional

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.