Inacreditável!
Fim do pagamento da conta de luz até AGOSTO: Aneel libera benefício a nova lista com 2,1 milhões de CPF’s
17/05/2024 às 11h24
Aneel crava fim do pagamento da conta de luz a 2,1 milhões de CPF’s até agosto
Para a alegria de milhões de cidadãos, a Agência Nacional de Energia Elétrica liberou benefício a nova lista com 2,1 milhões de CPF’s, incluindo fim do pagamento da conta de luz até o mês de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com a InfoMoney, a Anneu decidiu, nesta última terça-feira (14), suspender o corte de energia e a cobrança de multa e juros por distribuidora do Rio Grande do Sul.
Desse modo, a suspensão será por 99 dias nos municípios gaúchos que decretaram estado de calamidade pública e por 30 dias nos demais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que segundo a Defesa Civil gaúcha, 450 dos 497 municípios foram afetados pelas enchentes, e mais de 2,1 milhões de pessoas sofrem as consequências da tragédia climática.
Contudo, ainda segundo a agência de energia elétrica, também será interrompida a cobrança de encargos setoriais, como empréstimos feitos durante a pandemia e a crise hídrica que eram embutidos na conta de luz, com um impacto de R$ 757 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os dados da Aneel, nas duas principais empresas que atendem o estado são quase 280 mil imóveis sem fornecimento de energia, sendo 143,5 mil imóveis na RGE (do Grupo CPFL) e 135 mil na CEEE Equatorial sobretudo, por questões de segurança.
Além disso, a agência também flexibilizou regras referentes à prestação de serviço, como a obrigatoriedade de envio digital de fatura, prazos de leitura de consumo e para atendimento, entre outras normas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
A Aneel admitiu que nem todos os pleitos das distribuidoras foram atendidos, mas informou que justamente pelo fato de o evento ainda estar em andamento há medidas que não podem ser dimensionadas e, portanto, isto será feito futuramente de acordo com o andamento dos serviços.
Como fazer doações para as vítimas no Rio Grande do Sul?
As mais de 10 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil estão recebendo doações destinadas ao Rio Grande do Sul de forma gratuita.
Desse modo, as pessoas podem doar itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet.
Com isso, para doar, basta reunir os itens e entregar em quaisquer agências dos Correios. Se possível, os Correios pedem que o doador embale e identifique o tipo de material.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.