Confira tudo sobre o fim do terceiro maior plano de saúde de São Paulo que foi aniquilado pela Amil após 48 anos e teve o seu adeus confirmado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
No Brasil, possuímos um Sistema Único de Saúde (SUS), o qual oferta todo suporte à saúde necessário, desde a atenção primária, com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), até os serviços de alta complexidade, como transplantes de órgãos e muito mais. No entanto, algo de grande relevância é possuir um bom plano de saúde, pois, apesar do acesso gratuito e igualitário, muitas vezes os processos são demorados e existem filas extensas, logo, um convênio pode fazer toda diferença.
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Bom, no nosso país existe uma extensa lista de planos de saúde, os quais cobram diversos tipos de atendimento, sempre a depender da necessidade do cliente. Inclusive, hoje iremos falar sobre um plano de saúde gigantesco, diga-se de passagem, o 3° maior convênio de São Paulo, que teve seu adeus confirmado no mercado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e acabou sendo engolido pela Amil, isso após 48 anos de atividades no estado.
Para quem não sabe, estamos falando sobre a Medial Saúde. O plano de saúde surgiu em 1961 e no início, segundo o portal ‘Plano de Saúde Medial’, a empresa consistia em um pequeno consultório no bairro de Moema, localizado em São Paulo. No entanto, em 2009, a gigante chegou ao fim, sendo aniquilada pela Amil.
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Bom, segundo o portal ‘Saúde Business’, em 2009, a Amil adquiriu 51,9% das ações ordinárias da Medial Saúde por cerca de R$ 612,5 milhões, o que equivale a R$ 17,2 por ação da Medial Saúde e aproximadamente R$ 8,4 por ação da Medial Participações. Compra essa que fixou mais ainda a Amil no mercado de seguros hospitalares. Esse que aguardava somente a confirmação da ANS, que saiu em 2010.
Confira o comunicado oficial da ANS sobre a incorporação do plano de saúde à Amil
“Após a análise dos documentos, da regularidade dos registros das duas operadoras e da constatação da devida normalidade econômico-financeira das empresas, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a aquisição de 51% das ações da Medial Saúde pela Amil Internacional.
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Formalizada junto à ANS na semana passada, a operação foi cuidadosamente examinada e, além desses quesitos, a ANS avaliou também se a compradora possuía capacidade econômico-financeira suficiente para aportar na negociação.
Consumidores e prestadores de serviços não serão afetados pela negociação. A operação não produzirá alterações nos planos de saúde já contratados, portanto, todas as condições serão integralmente mantidas. Em caso de dúvida, os consumidores devem entrar em contato com a ANS através do Disque ANS (0800 701 9656)”.
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A medial saúde já esteve presente em hospitais e centros médicos em São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília e muito mais, totalizando 16 estados. Foi um convênio bastante abrangente e usado por milhões de brasileiros.
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Por fim, vale ressaltar novamente o quão grande e importante foi a Medial Saúde. O plano de saúde, em 2008, chegou a ser a patrocinadora master do Corinthians, com sua marca estampando a frente e as costas das camisas do time. Na época, a empresa do ramo de seguros hospitalares, investia cerca de R$ 16,5 milhões anuais no Timão, e detinha o direito também de estampar as mangas do uniforme da equipe.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
- tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
- possibilidade de coparticipação;
- tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
- abrangência: se nacional ou regional;
- períodos de carência;
- reajuste por idade;
- amplitude da rede credenciada.