CLTS comemoram possibilidade de antecipar benefícios como 13º salário e, dependendo do caso, até o 14º salário por meio dos bancos brasileiros; Saiba como solicitar agora
A medida que o fim do ano se aproxima milhares de trabalhadores sob regime CLT passam a aguardar ansiosamente para chegada do pagamento do 13º salário que, como muitos sabem, foi instituído justamente para auxiliar nas contas dessa época do ano.
Inclusive, em algumas empresas, é possível ter até o pagamento do 14º salário. Apenas para nível de conhecimento, de acordo com o portal Normas Legais, apesar do abono não ser propriamente liberado por lei aos CLTs, algumas empresas podem prever o mesmo por meio de documentos trabalhistas que beneficiem os empregados e se esse for o caso ele deve ser pago a todos os trabalhadores da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, apesar de serem abonos garantidos, principalmente no que se refere ao 13º salário, aos CLTS, nem sempre é fácil aguardar a chegada oficial deles nas contas. Até porque, imprevistos acontecem quase que o tempo todos e não é nada mal ter um extra pra ajudar nas contas, não é mesmo?
Porém, existe uma forma de antecipar esses pagamentos por meio dos bancos e é sobre isso que iremos falar hoje.
Bancos entram em cena
Pois é, apesar de ainda faltar para as empresas começarem a liberar o 13º e 14º salário. a maioria dos bancos brasileiros oferecem a antecipação desses benefícios que irão cair em breve para começar a usar desde já.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, esse “benefício de antecipação” nada mais é que um empréstimo. De acordo com o Jornal JF, essa medida tem como propósito auxiliar esses mesmos trabalhadores em momento de aperto ou necessidade pelos mencionados imprevistos.
Obviamente que é preciso se manter em alerta e usar esse recurso com muita cautela e consciência. Afinal de contas, como em qualquer requisição de crédito, incorre a cobrança de uma taxa de juros, geralmente mais alta do que as praticadas normalmente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Nova obrigação e proibição a patrões: Lei trabalhista em vigor em 2024 traz 3 viradas nas férias CLT
● Mais de R$3 mil: Pagamento da 3ª parcela do 13º salário é garantida a CLTs em 1 passo
Mas vale a pena antecipar o 13º ou 14º salário?
Segundo informações do Blog MEU Tudo, antecipar o recebimento do 13º/14º salário de fato pode ser válido em casos de extrema necessidade. Porém, é crucial analisar as vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão. Confira elas abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vantagens de antecipar o 13º/14º salário:
- Recebimento rápido do valor na conta
- Maior probabilidade de aprovação mesmo para aqueles com restrições de crédito
- Taxas de juros predefinidas na grande maioria das instituições
Desvantagens da antecipação do 13º/14º salário:
- Incidência de juros no empréstimo
- Arcar com uma dívida e risco de inadimplência
- No caso de conversa com o empregador, há a possibilidade da recusa do adiantamento do 13º salário
Para solicitar basta conversar com o gerente da sua conta ou por meio dos canais de atendimento dos bancos e até mesmo através dos próprios apps.
ATENÇÃO! Em caso de 14º salário, uma vez que o abono é liberado por contrato, é bom conferir na instituição os documentos necessários e a possibilidade real da antecipação.