INSS confirma 3 grandes reviravoltas para os brasileiros
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem sombra de dúvidas, é uma das autarquias mais vigiadas e amada pelos brasileiros. Dessa vez, vamos falar de 3 grandes reviravoltas confirmadas pelo órgão envolvendo a liberação do benefício sem regulamento obrigatório, antecipação e aumento da aposentadoria.
A primeira reviravolta é que o INSS está liberando um benefício sem o regulamento obrigatório, e estamos falando sobre o Auxílio Doença. Segundo informações do portal ‘FDR’, o benefício pode ser aprovado sem haver a perícia médica. Neste caso, a perícia será realizada, mas não de forma presencial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta reviravolta foi cravada para que as filas da Previdência Social sejam reduzidas. Para realizar a perícia digital é bastante simples, confira a baixo como fazer:
- baixe aplicativo “Meu INSS”;
- e com o seu atestado médico em mãos, anexe uma imagem do mesmo para provar a sua condição de saúde.
Dessa forma, é só aguardar com que um médico plantonista do INSS analise o seu pedido e aprove ou não o mesmo.
Outra grande reviravolta foi a confirmação da antecipação de aposentadorias para alguns grupos de trabalhadores brasileiros. O INSS confirmou que sete profissões do país terão acesso à antecipação do benefício. Sendo eles:
- Aeroviários;
- Enfermeiros;
- Médicos;
- Dentistas;
- Químicos industriais;
- Jornalistas;
- Motoristas de ônibus.
Entretanto, para ter acesso à aposentadoria antecipada, o trabalhador precisa ter realizado no mínimo 180 contribuições para a Previdência Social. Além disto, será necessário realizar o download do aplicativo “Meu INSS” para acompanhar o processo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a última reviravolta?
Por fim, outra reviravolta foi sobre a notícia do aumento do salário dos aposentados. Isso, pois, o julgamento da revisão da vida toda do INSS deverá ser retomado ainda neste mês pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Assim, diversos aposentados e pensionistas poderão ganhar um aumento significativo no valor de suas aposentadorias.
Ainda conforme o portal ‘FDR’, o julgamento deverá decidir a forma de aplicação da revisão do cálculo de benefícios. A mudança determinará o formato para serem incluídas contribuições realizadas antes do ano de 1994. Dessa forma, alguns aposentados e pensionistas obtiveram perdas significativas com a mudança.
No entanto, em 2022, o Supremo Tribunal Federal permitiu que esses cidadãos realizassem a solicitação de inclusão das contribuições mais antigas.