Três liberações da Caixa prometem salvar os CLTs em Maio
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou 3 liberações da Caixa que prometem salvar os CLTs em Maio.
O primeiro, de acordo com o calendário unificado de pagamento podemos destacar o PIS/PASEP 2024, que teve início em fevereiro, marcando um novo padrão para os beneficiários. Tanto os trabalhadores do setor privado quanto os servidores públicos agora seguirão a mesma programação de pagamento pela Caixa, uma mudança inédita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PIS, destinado aos trabalhadores do setor privado com carteira assinada, requer que o beneficiário atenda aos seguintes critérios para receber o benefício deste ano:
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2022, de forma consecutiva ou não.
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos.
Outro benefício disponibilizado pela Caixa é a antecipação do décimo terceiro, que funciona como um empréstimo.
Quem pode solicitar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Indivíduos que possuem conta de depósito com crédito salário na CAIXA e estão empregados há pelo menos 12 meses.
- Aposentados ou pensionistas permanentes do INSS que recebem o benefício em uma conta de depósito na CAIXA.
Limite:
O valor varia de R$ 500,00 a R$ 20.000,00 e é calculado com base na parcela líquida do 13º salário ou pela capacidade de pagamento do solicitante, sendo escolhido o valor menor entre os dois.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prazo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação vence na data do crédito da respectiva parcela antecipada do 13º salário, com limite de 330 dias. O pagamento do valor antecipado é feito na data de vencimento do contrato, de acordo com a disponibilização do crédito do 13º salário pelo empregador ou órgão pagador.
Por fim, o Ministério do Trabalho, em nome do Governo Federal, também divulgou o calendário para o saque-aniversário do FGTS em 2024. Seguindo o cronograma, os recursos serão disponibilizados conforme o mês de nascimento do trabalhador.
Por exemplo, aqueles nascidos em janeiro e fevereiro já puderam acessar o valor liberado. Essa modalidade de saque permite que o trabalhador retire anualmente uma porcentagem do seu FGTS, correspondente ao mês do seu aniversário.
QUAL O ALERTA RECENTE DA CAIXA AOS SEUS CLIENTES?
Na última quinta-feira (25), um dos principais bancos do país emitiu um comunicado que deixou os clientes em alerta. A Caixa Econômica Federal usou seu perfil oficial no Instagram para alertar sobre um novo golpe. Nesse golpe, os clientes podem ter suas contas esvaziadas sem perceberem, gerando grande preocupação.
O golpe envolve o recebimento de mensagens de supostos parentes ou amigos, solicitando transferências após alegarem ter trocado de número de telefone. O criminoso se passa por alguém conhecido, pedindo ajuda urgente devido a doença, acidente ou dívidas. A Caixa orienta os clientes a não realizarem nenhuma transferência sem antes confirmarem a identidade da pessoa que está solicitando.