Confira a verdade sobre antecipação do 13º e liberação do 14º salário aos aposentados
O 14° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi um assunto bastante comentado nos últimos anos desde 2020. No mesmo sentido, as especulações sobre a antecipação do 13° estão correndo em peso. Dessa forma, vamos falar sobre a verdade em relação à antecipação do abono natalino e a liberação do décimo quarto aos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘o antagonista’, o pagamento do 13° dos beneficiários do INSS permanece programado para o segundo semestre deste ano, afastando-se do cronograma de 2022, quando o governo federal optou por antecipar os pagamentos para maio e junho.
Segundo informado pelo INSS ao portal ‘Valor’, não há previsão para antecipação das parcelas em 2024, mantendo-se o planejado de que as duas partes do décimo terceiro salário sejam pagas nos meses de agosto e novembro. Seguindo normalmente o cronograma de todos os anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento do décimo terceiro do INSS é realizado em duas parcelas. Dessa forma, a primeira delas, correspondente a até 50% do valor do benefício daquele mês, é paga em agosto. A segunda parcela, por sua vez, é correspondente à diferença entre o valor total do abono anual e o da primeira parcela, sendo paga em novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E quanto a liberação do 14°?
A proposta do 14° salário, que prevê um pagamento extra de um salário no final do ano após o décimo terceiro, tem sido discutida em diversos setores da sociedade e despertado o interesse de políticos e cidadãos em geral. A ideia é discutida desde 2020, quando ainda enfrentávamos a pandemia do Covid-19.
Entretanto, décimo quarto salário para o ano de 2023 não foi aprovado, tendo em vista que não houve andamento na legislação para a definição da proposta. Por isso, não existe nenhuma previsão de pagamento. A última atualização da proposta aconteceu em 2022, e segue sendo apenas um projeto de lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE