Algumas pessoas não estão inclusas na antecipação do 13º salário do INSS e você precisa saber a sua situação
Mas, apesar dessa alegria para os aposentados e pensionistas, agora o INSS declarou que nem todos conseguirão retirar o 13º de forma antecipada e alguns grupos já estão certos de que só conseguirão esse benefício em dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS OS GRUPOS QUE NÃO RECEBERÃO O 13º?
Somente esses, todos os outros beneficiários aposentados ou pensionistas do INSS receberão a primeira parcela do 13º adianto ainda no final deste mês de maio.
Tanto o RMV ( Renda Mensal Vitalícia) quanto o BPC (Benefício por Prestação Continuada), são benefícios assistenciais do INSS. Um grupo de pessoas ainda recebe o RMV, contudo este é um benefício em extinção, porque ele foi substituído pelo BPC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, ambos os programas são regulamentados pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e são concedidos para pessoas de baixa renda que nunca contribuíram com o instituto. É justamente essa característica social que não dá o direito à bonificação natalina do INSS, vulgo 13º salário.
Idosos ou pessoas com deficiência de qualquer idade podem receber o BPC (Benefício por Prestação Continuada) desde que tenham renda de até 1/4 do salário mínimo ou algo em torno de R$330 reais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentados em êxtase: INSS confirma 1º presentão de 2025 a idosos 60+ em JANEIRO e FEVEREIRO
● Atenção: Fechamento GERAL de agências da Caixa é confirmado no início de 2025 e correntistas precisam saber
● Valor e lista de isentos: 2 viradas do IPVA para 2025 acaba de chegar voando a motoristas nesta quinta (26)
Com o benefício liberado, os cidadãos devem atualizar o CadÚnico a cada dois anos. Além disso, as pessoas com deficiência devem passar pela perícia médica nesse mesmo intervalo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso comprovado, essas pessoas recebem um salário mínimo mensal pela previdência, atualmente o salário mínimo está em R$1320.