ALERTA

Alerta: Antecipação do 13º Salário do INSS exclui segurados e você precisa saber se está fora

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Cartão do INSS (Foto: Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas pessoas não estão inclusas na antecipação do 13º salário do INSS e você precisa saber a sua situação

Como informamos em nosso site recentemente, o INSS está autorizado ao pagamento antecipado do 13º salário para os meses de julho e agosto.

Mas, apesar dessa alegria para os aposentados e pensionistas, agora o INSS declarou que nem todos conseguirão retirar o 13º de forma antecipada e alguns grupos já estão certos de que só conseguirão esse benefício em dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAIS OS GRUPOS QUE NÃO RECEBERÃO O 13º?

O grupo de beneficiários do INSS que não estão na folha de pagamento são os que recebem Benefício por Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Somente esses, todos os outros beneficiários aposentados ou pensionistas do INSS receberão a primeira parcela do 13º adianto ainda no final deste mês de maio.

Tanto o RMV ( Renda Mensal Vitalícia)  quanto o BPC (Benefício por Prestação Continuada),  são benefícios assistenciais do INSS. Um grupo de pessoas ainda recebe o RMV, contudo este é um benefício em extinção, porque ele foi substituído pelo BPC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, ambos os programas são regulamentados pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e são concedidos para pessoas de baixa renda que nunca contribuíram com o instituto. É justamente essa característica social que não dá o direito à bonificação natalina do INSS, vulgo 13º salário.

Idosos ou pessoas com deficiência de qualquer idade podem receber o BPC (Benefício por Prestação Continuada) desde que tenham renda de até 1/4 do salário mínimo ou algo em torno de R$330 reais.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o benefício liberado, os cidadãos devem atualizar o CadÚnico a cada dois anos. Além disso, as pessoas com deficiência devem passar pela perícia médica nesse mesmo intervalo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso comprovado, essas pessoas recebem um salário mínimo mensal pela previdência, atualmente o salário mínimo está em R$1320.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile