A nova lei do órgão do Governo Federal foi confirmada por William Bonner e chega para aliviar a situação de milhares de brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal. A autarquia, vale dizer, é a grande responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios para milhões de cidadãos no território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no órgão, uma nova lei foi confirmada por William Bonner na bancada do Jornal Nacional e garante a antecipação aos brasileiros. “O Ministério da Previdência Social e o INSS publicaram uma portaria com mudanças”, iniciou o âncora.
Vale dizer que, a edição do JN em questão foi ao ar no dia (01/11/2023) e trouxe à tona as modificações cravadas no auxílio-doença. “A partir de agora, o trabalhador afastado pode pedir para retornar ao trabalho antes do fim do prazo do atestado – e sem passar por perícia médica.”, seguiu Willaim Bonner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a nova lei do INSS, o beneficiário deve pedir o fim do auxílio-doença na agência do órgão em que obteve o benefício ou pelo telefone 135. Além disso, outra mudança se trata da prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias.
De acordo com o INSS, as regras são temporárias e chegam com o simples e claro objetivo de diminuírem as filas das pessoas que aguardam perícia médica para conseguir o auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, graças a nova lei, a ANTECIPAÇÃO é garantida com a chegada do auxílio-doença no bolso dos beneficiários que tanto aguardam e necessitam do pagamento.
O que é e para que serve o INSS?
INSS é a sigla de Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros. Segundo o portal PONTOTEL, esse órgão foi fundado em 27 de junho de 1990 e oficializado pela publicação do Decreto n° 99.350. Posteriormente, em 2019, esse decreto foi revogado pelo Decreto nº 9.746.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mensalmente o trabalhador brasileiro contribui com o INSS para garantir o direito a recorrer a esses benefícios. Esse valor é calculado conforme o salário desse profissional, tendo variações específicas previstas na lei. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 14,7% da população brasileira usufrui de benefícios como aposentadoria ou pensão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE