Benefícios cruciais
Antecipação pra 2,1 milhões: Nova regra do INSS está em vigor liberando 3 benefícios cruciais até o fim de 2024
04/07/2024 às 22h35
Em meio a fila enorme por benefícios, Instituto Nacional do Seguro Social crava 3 benefícios cruciais até o fim de 2024
Milhões de pessoas anualmente buscam o INSS para conseguir os melhores benefícios pagos pelo Governo, mas, nem sempre é possível conseguir os benefícios de forma prática e rápida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos motivos de reclamação dos brasileiros, aposentados e futuros pensionistas é justamente a demora na fila do INSS para a obtenção dos benefícios.
Benefícios de assistência médica, que precisam de comprovação médica para conseguir o benefício, demoram demais para serem aprovados, fora a fila necessária para conseguir o atendimento necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio a essa problemática, de acordo com informações do Correio Braziliense, fila de espera para a contemplação da aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) diminuiu de uma média de 2,4 milhões de pessoas por mês durante o governo Jair Bolsonaro (PL) para uma média de 300 mil pessoas por mês, em 2024, segundo afirmou o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.
“Nós estamos hoje com uma média para o mês de junho de 37 dias, tempo médio de concessão. Esse é um número historicamente que não aconteceu, então eu estou muito feliz com esse resultado, mas ainda falta um pouquinho, a fila ainda não acabou. Hoje, há 300 mil pessoas que nós precisamos ainda resolver. São processos mais complexos, que, muitas vezes, exigem uma análise técnica diferenciada. Nós estamos nos estruturando para atingir esses 300 mil, e a meta até o final do ano, prometida pelo presidente Lula e pelo próprio ministro (da Previdência Social, Carlos Roberto) Lupi, na verdade, é que a gente tenha 30 dias para dar o atendimento. Para isso, a fila tem que estar — fila não, mas o conjunto de assegurados — tem que estar em um milhão de pessoas”, pontuou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o presidente, o Instituto possui capacidade para atender 1 milhão de requerimentos por mês e, dessa forma, a fila consiste apenas no número de requerimentos que excede esse valor.
Segundo o G1, de 1.760.368 requerimentos na fila do Instituto Nacional do Seguro Social para análise em dezembro de 2020, 534.848 se referiam a benefícios assistenciais (BPC) e 277.470 eram benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Os dados foram fornecidos ao G1 pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos aposentados do INSS: Aumento do benefício chega voando em 2025 e é maior do que o imaginado
● Está confirmado: INSS convoca aposentados para receberem o 13° salário em 1 semana
● Aposentadoria de R$8 mil: Governo Lula arma 3 viradas em 2025 para salvar idosos 60+ no INSS
Do total geral, 1.273.912 aguardavam a primeira análise do INSS e 486.456 benefícios estavam em exigência, ou seja, aguardando documentos dos segurados.
Entre pedidos de benefícios assistenciais na fila à espera de análise do INSS e aguardando documentos dos segurados, 442.483 são referentes ao Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência e 89.088 são do Benefício Assistencial ao Idoso.
QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA DAR ENTRADA NO BENEFÍCIO DO INSS?
A forma mais simples e rápida de solicitar o benefício é pelo Site ou Aplicativo do Meu INSS, por isso mostraremos em detalhes como solicitar por esse meio. Mas, também é possível fazer o pedido pelo telefone 135
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]