Entenda como antecipar a restituição do Imposto de Renda pela Receita Federal e todos os passos para esse processo
O prazo para enviar as declarações de Imposto de Renda acaba em 31 de maio, mas já é possível eliminar algumas questões envolvendo essa obrigação. O trabalhador pode, por exemplo, antecipar a restituição do IR, caso tenha algum valor a receber da Receita Federal.
A antecipação é uma modalidade de crédito oferecida pelas principais instituições financeiras do país. Os contribuintes correntistas dos bancos podem fazer um empréstimo e acessar o dinheiro oriundo da declaração do tributo antes mesmo dos lotes serem liberados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso significa que os bancos viabilizam a antecipação da restituição do Imposto de Renda para os clientes que escolherem receber a devolução dos valores nas respectivas contas informadas na declaração. As taxas de juros variam entre 1,78% e 2,8% ao mês, sem contar a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Assim que o dinheiro é liberado no lote da devolução do tributo do qual o contribuinte faz parte e cai na conta, a dívida do empréstimo proveniente da antecipação da restituição do Imposto de Renda é quitada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso entrar em contato com a instituição financeira para saber se ela faz parte da lista que oferece a antecipação da restituição do IR.
QUEM TEM DIREITO À RESTITUIÇÃO?
Para restituir o valor do IR, é preciso ter declarado o Imposto de Renda, não ter pendências com a Receita Federal, não ter caído na malha fina, ter direito à restituição e ter informado os dados da conta bancária corretamente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO FACILITAR A ANTECIPAÇÃO DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?
Quem declarar o tributo até o dia 10 de maio, terá a chance de ser incluído no lote prioritário da restituição, que também será pago no dia 31.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE