EITA
Antes do fim de 2023: Nova lei do INSS e mais 2 notícias cruciais com pagamento extra e perícia urgente
24/12/2023 às 13h11
INSS teve nova lei e outras duas mudanças cruciais
O INSS é uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. O órgão é o responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, falaremos sobre uma nova lei do INSS e mais 2 notícias cruciais com pagamento extra e perícia urgente. Para quem não sabe, o órgão passará por grandes mudanças e uma das áreas mais impactadas é o processo de perícia médica, vital para os beneficiários do auxílio-doença.
De acordo com informações do portal Catra Livre, a novidade para 2024 pode revolucionar a vida daqueles que dependem desse benefício, eliminando a necessidade de perícias médicas presenciais e acelerando a concessão do auxílio. Isso porque as filas estavam gigantescas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse sentido, o INSS criou a perícia documental, conhecida como Atestmed. Essa ferramenta revolucionária permite que os segurados enviem toda a documentação médica de forma virtual, eliminando a necessidade de agendamento e deslocamento para perícias presenciais.
O processo é bastante simples. O segurado faz o envio dos documentos médicos relevantes por meio do Atestmed, e esses documentos são analisados pelo perito do INSS. Em casos ideais, se toda a documentação estiver correta, o benefício pode ser aprovado no mesmo dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, no próximo ano, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) 2024 será reajustado e os beneficiários receberão um novo valor, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida. Importa ressaltar que, atualmente, a assistência alcança mais de 4,7 milhões de brasileiros.
De acordo com informações do portal BCM News, o BPC 2024 continua com sua missão de assegurar um mínimo de bem-estar aos cidadãos que mais necessitam. Apesar de não ser considerado uma aposentadoria, o benefício faz diferença na vida de muitas pessoas que não têm condições de prover o próprio sustento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado sobre o 13º salário do INSS a aposentados em 2025 chega voando a idosos 60+ em dezembro
● Adeus R$ 1.412: Benefício extra do INSS chega em janeiro com valor acima do esperado aos 65+
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
Quanto outra mudança?
Segundo informações do portal FDR, a ideia é integrar os dados biométricos nas catracas de ônibus de transporte público com o banco de dados do INSS. De acordo com a Previdência Social, a nova versão da prova de vida será executada a partir do cruzamento de dados armazenados em bancos oficiais do Governo.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]