Atenção
“Importante”: O anúncio de César Tralli com nova lei do INSS que atinge milhões de aposentados em 2024
09/08/2024 às 8h01
César Tralli trouxe uma notícia muito importante para todos os aposentados do INSS, já que atinge diretamente o pagamento. Fique de olho na nova lei que está em vigor agora
Todos os aposentados do INSS que estão com mais de 60 anos de idade precisam se atentar nas últimas atualizações. Isso porque César Tralli confirmou, no Jornal Hoje, o fim de um serviço muito utilizado, em março deste ano e a suspensão atinge em cheio o pagamento do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários e boa parte deles já são considerados idosos. Diante desse cenário, é fundamental que o governo deixe bem claro todas as mudanças que atingem esse grupo.
De acordo com o portal ‘G1’, o Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio do pagamentos aos beneficiários do INSS por falta de prova de vida. Portanto, até o dia 31 de dezembro de 2024, os beneficiários receberão o pagamento, mesmo sem realizar a prova de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que esse processo é para checar se a pessoa realmente está viva para continuar recebendo o benefício. Isso porque não querem pagar o valor mensalmente para uma pessoa que não possui o direito e está usando o dinheiro de uma pessoa já falecida.
Durante o Jornal Nacional, em uma das edições do mês de março, César Tralli confirmou que a instituição teve dificuldades em encontrar provas de vida de 4 milhões e 300 mil beneficiários. Portanto esse foi um dos motivos para a suspensão, até o final deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ainda assim o INSS informou que não conseguiu encontrar provas de vida de 4 milhões e 300 mil beneficiários. Desde o mês passado começou a mandar mensagens chamando essas pessoas para fazer a comprovação”, destacou o jornalista.
Comunicado do INSS
Diante desse cenário, o INSS veio à tona para comentar sobre outras mudanças, principalmente envolvendo a mudança no período de contagem para a comprovação de vida. É importante, caso tenha tempo, realizar a prova de vida, para não ter nenhum problema no recebimento do benefício a partir de 2025.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Você já sacou o seu? Você está na lista? R$ 7,88 bilhões são devolvidos ao INSS após beneficiários não sacarem
● Recebeu 13° salário antecipado do INSS em 2024? Novo saldo remanescente disponível aos 60+
● INSS anuncia novas regras de pagamento e atinge idosos 60+ e pensionistas; entenda as mudanças
“Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024. A portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação”, destacou o próprio site do INSS.
Agora, a contagem começa a valer a partir do último dia em que o segurado realizou a prova de vida e não mais a partir da sua data de aniversário. Por mais que não tenha o bloqueio em 2024, o processo esta sendo realizado por meio de registros na base de dado do próprio INSS.
Quando começa o pagamento do INSS em agosto?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de agosto ele terá início a partir do dia 26, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: