César Tralli trouxe à tona uma grande notícia para todos os beneficiários do INSS, já que está em vigor uma nova lei implementada. A qualquer momento as pessoas podem necessitar desse procedimento
César Tralli paralisou o Jornal Hoje, em outubro de 2023, para comentar sobre uma nova lei do INSS. Isso porque ela atinge todos os beneficiários e está em vigor ainda hoje, e você precisa ficar por dentro de todos os detalhes, já que se tornou uma mudança fundamental.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.
O jornalista César Tralli é um dos principais nomes da Globo e por isso foi o escolhido para comandar o Jornal Hoje, há mais de 2 anos. No dia 23 de outubro de 2023 ele trouxe à tona uma grande notícia que atingiu grande parte dos beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A partir de hoje (23), as agências do INSS passam a receber atestado médico para o pedido de auxílio doença, sem a necessidade de fazer o agendamento prévio. Esse atendimento vai ser feito por senha, o atestado médico tem que estar legível, sem rasuras e emitido há 90 dias da data do pedido do requerimento”, destacou o apresentador da Globo.
Em seguida revelou o que seria necessário levar para conseguir passar por esse procedimento tão aguardado por todos. “É preciso levar documento com foto. De acordo com a previdência, essa medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. A única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho, que ainda precisa de perícia médica presencial”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avaliação sem sair de casa
Por fim, César Tralli comentou que há a possibilidade dos beneficiários realizarem esse procedimento sem sair de casa, através do aplicativo ou do site oficial do programa. “Existe a opção de entregar a documentação pelo aplicativo, ou site do INSS. Ao todo 756 mil pessoas estão na fila para receber o auxílio doença”, encerrou o jornalista.
Desde que essa medida entrou em vigor, houve uma grande redução na fila de espera dos beneficiários que aguardam receber o benefício. De acordo com o Jornal da Band o tempo médio para a análise passou dos antigos 43 dias, para os atuais 39 dias de espera.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando começa o pagamento do INSS em agosto?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de agosto ele terá início a partir do dia 26, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.