Anúncio crucial de Lula: Conta de luz tem 2 vitórias à caminho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma entrevista ao SBT recentemente e citou que os seus ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Minas e Energia, Alexandre Silveira, sabem que uma das coisas a serem feitas é baixar o preço da energia.
Contudo, o maior problema está nos atuais contratos com as concessionárias e a solução para isso seria subsidiar as contas para os mais pobres ou obrigar concessionárias a reduzir tarifas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, Lula foi enfático ao dizer: “O preço da energia está caro. O trabalhador pobre, uma pessoa que mora numa casa simples, está pagando proporcionalmente mais energia do que paga um rico, porque o rico compra energia no mercado livre e o pobre compra no mercado regulado. E quando você dá subsídio para o mercado livre quem paga o preço é o pobre.”
Vale mencionar que em meados de 2012 aconteceu algo parecido, quando a então presidente Dilma Rousseff editou uma medida provisória que baixava artificialmente o preço da energia.
A medida ocasionou mudanças em regras para as concessionários, expectativa de clima favorável (que não exigiria o acionamento de usinas térmicas, mais caras) e pagamento de subsídio pelo governo, só que não deu certo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não lembra, no primeiro momento, o preço da energia baixou de 16% a 28%, contudo aumentou em 50% um ano depois, uma conta de R$ 161 bilhões que precisou ser paga pelos consumidores.