César Tralli deu notícia sobre as mudanças na Prova da Vida para liberação de benefícios como aposentadoria e pensão do INSS
Um comunicado do INSS ganhou repercussão na Globo. Durante o Jornal Hoje, César Tralli atualizou algumas informações de interesse do público, principalmente aos que estão à espera de algum auxílio da instituição.
Desta vez, o tema foi a respeito das mudanças na Prova de Vida da instituição. Milhões de pessoas serão afetadas, após uma decisão do Governo Federal, tomada em janeiro deste ano e já em vigor atualmente aos possíveis beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para as mulheres, a idade mínima para aposentadoria continua sendo 62 anos e, para os homens, 65. Já sobre o tempo de contribuição, é de 30 para elas e 35 para eles (Foto: Previdência Social)
“O INSS vai mudar as regras de Prova de Vida exigida para o pagamento de aposentadorias e pensões. O objetivo é simplificar o procedimento, permitindo aos bancos acessar informações de bases do governo”, disse César Tralli no noticiário da Globo.
Com isso, o órgão vai ter uma atenção mais detalhada em torno de documentos como vacinações do SUS, renovação da carteira de habilitação, entre outros. Por conta da pandemia e das paralisações, a Prova de Vida havia ficado suspensa nos últimos 3 anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Governo Federal, o procedimento é a comprovação de que o cidadão ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário. A atividade é feita para evitar fraudes e pagamentos indevidos, sendo realizada periodicamente.
O novo salário mínimo será de R$ 1.421 e já foi aprovado pelo presidente Lula, após algumas discussões no Congresso. A aposentadoria acompanha o mesmo valor (Foto: Governo Federal)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a nova regra para se aposentar pelo INSS?
Em resumo, mulheres precisam atingir 30 anos de contribuição e 62 anos de idade mínima para se aposentar. Já os homens, 35 de contribuição e 65 de idade mínima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE