Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entrou na Justiça para tentar para barrar modalidade vital e popular da Uber
Desde 2014 no Brasil, a Uber tornou-se uma das maiores referências no categorias de transpor por aplicativos do país e até em nível mundial. Durante os anos, visando o crescimento, a companhia lançou novos serviços em seu aplicativo.
Diversas vezes, a companhia fez a alegria dos brasileiros ao lançar novas modalidades no aplicativo. Porém, em janeiro do ano passado, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, tentou barrar um serviço vital na Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta sexta-feira, 29, iremos relembrar o anúncio do prefeito do Rio de Janeiro para tentar barrar o serviço da empresa em 2023 e como está a situação em 2024.
No dia 05 de janeiro de 2023, Eduardo Paes anunciou que iria proibir o Uber Moto no Rio de Janeiro. A empresa havia lançado a modalidade durante a manhã daquele dia.
A modalidade traz a moto como uma das opções de categorias para chamar no aplicativo. A opção da moto é mais vantajosa para o carioca, que pode evitar o trânsito da cidade e gastar menos do que na modalidade do carro. No Rio de Janeiro, a prática já é comum através do mototáxi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Óbvio [que vou proibir]. Querem é tirar dinheiro agora dos mototaxistas. Vamos fiscalizar e tirar da rua se se engraçarem aqui”, disse Eduardo Paes ao portal G1.
De acordo com informações do portal G1, na época, o prefeito do Rio de Janeiro reforçou que, se precisasse, iria até a Justiça para encerrar o serviço da Uber Moto na cidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
A notícia revoltou milhares de usuários da plataforma, uma vez que a modalidade Moto é mais vantajosa para o bolso dos cariocas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTA DA EMPRESA
Em nota, a plataforma informou que “já oferece viagens de Moto desde novembro de 2020 no Brasil e, no Rio de Janeiro, a modalidade já está presente na Região Metropolitana desde o final de 2021.
Embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo.
“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros — e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios — não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido.
A Uber sempre defendeu que a coexistência de novas opções de mobilidade trazidas pela tecnologia e os tradicionais serviços de transporte público não apenas é possível como traz benefícios ao consumidor, que passa a ter mais possibilidades de escolha”.
SITUAÇÃO ATUAL
Mesmo com todos os esforços de Eduardo Paes, a Prefeitura do Rio de Janeiro perdeu a ação contra a Uber e 99 no dia 16 de fevereiro de 2023.
A 99 também foi alvo, uma vez que possui a categoria moto em seu aplicativo, segundo informações do portal Diário do Rio.
Na época, a ação determinou que a Secretária Municipal de Transportes se abstenha de praticar quaisquer atos que impossibilitem o exercício e operação da atividade econômica de transporte privado individual.
Desse modo, a Uber continua com a modalidade de moto no Rio de Janeiro.
Quanto ganha um Uber que trabalha 8 horas por dia?
Como havíamos mencionado, a Uber tornou-se uma das principais empresas de aplicativos. Além de estar presente no dia a dia dos clientes, a empresa é responsável por gerar milhares de empregos.
Mas, afinal, quanto ganha um motorista que trabalha 8 horas por dia?
De acordo com o portal Insights, o motorista ganha em média R$ 252,40 por dia em um período de 8 horas trabalhadas na Uber sem contar os ”preços dinâmicos” conferidos em regiões com demandas maiores.