ENTENDA!

“Hoje”: Anúncio decisivo de Simone Tebet atinge Banco Central com desfecho do Real após 30 anos no Brasil

08/08/2024 às 10h20

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Simone Tebet e notas de cem reais (Fotos: Reproduções / Celso Tavares/g1 / Canva)

Ministra do planejamento, Simone Tebet, faz anúncio envolvendo desfecho do Real após 30 anos e brasileiros ficam impactados

A Ministra do Planejamento, Simone Tebet, está focada em trazer melhorias para a população brasileira. No Instagram, ela costuma fazer pronunciamentos importantes envolvendo a economia e novos projetos do Governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 25 de julho deste ano, a ministra fez um anúncio envolvendo o Banco Central com o desfecho do Real após 30 anos no Brasil. Nesta quinta-feira, 08, iremos relembrar o assunto.

Mesmo com o aumento do uso do cartão, seja em débito ou crédito, e do PIX, inúmeros brasileiros ainda preferem utilizar as cédulas em papel para pagar suas compras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo com a utilização do papel, muitos brasileiros se questionam se o Real continuará no mercado devido ao avanço dos novos meios do pagamento. No anúncio, Simone Tebet confirmou o desfecho do meio.

Acontece que a ministra do planejamento fez um anúncio sobre a estabilidade do Plano Real na economia brasileira. Criado em 1994 para resolver uma das maiores crises inflacionárias do país, o modelo segue forte e completou 30 anos em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANÚNCIO

Na publicação, Simone Tebet expôs o encontro de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, que ajudou na criação do Plano Real, e outros políticos.

“Celebramos 30 anos do Plano Real com um gesto de civilidade democrática e um encontro de estadistas entre os presidentes Lula e Fernando”, iniciou a ministra, que continuou:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Plano Real estabilizou nossa economia, controlou a hiperinflação e criou uma moeda forte, recuperando a confiança dos investidores e consumidores”, afirmou Simone Tebet.

Por fim, o grande desfecho da moeda, em 2024, continua sendo estável, uma vez que não criaram outra em 30 anos. A ministra reforçou que o modelo continuará forte.

Hoje, com o presidente Lula, voltamos a ser a oitava economia do mundo. Sob liderança do presidente, estamos focados na reconstrução do Brasil e em garantir estabilidade econômica. O mesmo objetivo do Plano Real”, finalizou Simone Tebet.

CRIAÇÃO DO PLANO

No dia 1º de julho de 1994, o Brasil implementava o Plano Real, que se baseou em três pilares: controle fiscal, equiparação ao dólar e criação de uma moeda forte.

De acordo com informações G1, o plano teve início no fim de 1993, com um ajuste fiscal para diminuir os gastos do governo e aumentar suas receitas.

Na época, foi promovido com um corte de US$ 22 bilhões no Orçamento, além de um aumento de 5% nas alíquotas de todos os impostos nacionais. Desde então, o plano real segue dando certo.

Qual nota vai sair de circulação?

Mesmo com o sucesso do Plano Real, as cédulas da primeira família do real irão parar de circular, segundo informações do portal CNN.

Mas, o brasileiro não deverá se preocupar com a troca, uma vez que o recolhimento será feito pelos próprios bancos quando uma agência receber a nota por meio de algum pagamento ou depósito.

As cédulas que serão recolhidas pelos bancos representam cerca de 3% do dinheiro em circulação atualmente.

Plano Real
Simone Tebet

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.