O presidente do Mengão, cravou sobre o futuro do gigante da Série A em relação a Sociedade Anônima de Futebol; confira agora
Não é surpresa para ninguém que a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) passou a ser uma soluções mais usadas no futebol brasileiro, como o método de ‘luz no fim do túnel.’ A ideia de tornar um clube em empresa gerou impactos significativos em times gigantes do Brasil. Agora, surpreendentemente, que poderá aderir o novo modelo é o Flamengo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, o anúncio decisivo de Landim desvenda real sobre nova SAF do Flamengo. De acordo com informações do portal GE, o mandatário possui planos de fazer com que o Rubro-Negro venda suas ações para que assim, novos projetos possam ser realizados.
Landim defende a ideia de que, com a venda de poucas porcentagem do time carioca, a gestão do gigante da Série A, não perderia o total controle das decisões administrativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a fonte, o líder do Mengão citou até clubes do exterior, como Bayern de Munique, estabeleceu uma empresa com o mesmo nome a associação civil e concedeu a participações minoritárias a três empresas alemãs, com as quais possui parcelas de longa duração. Adidas, Allianz e Audi detêm 8,3% cada empresa Bayern, enquanto a associação mantém 75% de participação e controle.
Rodolfo Landim revelou ainda que, já possuía conversas com alguns investidores do exterior e de acordo com ele, há interesses e fundos de investimentos e empresas. A ideia do dirigente é conseguir a venda de 25% do Flamengo e assim, conseguir concluir o plano da construção do estádio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Criar uma empresa que é dona do futebol, e eu faço uma diluição dela a exemplo do que o Bayern fez, que vendeu 25% dessa empresa com aumento de capital. Então, se 75% valem R$ 4,5 bilhões, coloca R$ 1,5 bilhão do lado de cá e fica com 25%. Eu posso vender para três caras como o Bayern fez: um que queira o naming rights, um que queira se associar ao Flamengo por 50 anos pela importância que o Flamengo tem ou por algum aspecto estratégico que possa trazer. E aí eu tenho dinheiro para fazer o estádio.”, disse Landim.
“Mas vamos lá que eu não consiga fazer isso e eu precise colocar algum dinheiro… Eu tenho a finança estruturada para eventualmente botar esse dinheiro. A estrutura de fazer estádio é idealmente sem precisar focar no dinheiro. Mas, se eventualmente for necessário, eu tenho o clube estruturado para não me criar problema. O que eu quero é que o Flamengo, se for fazer um estádio, cresça ainda mais a capacidade para melhorar as receitas de match day e conseguir melhorar ainda mais o desempenho financeiro do Flamengo. É como eu penso”, alegou o presidente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, Landim argumenta a favor da adoção da SAF, a firmando que o sistema de governança de uma empresa é fundamental para preservar o legado conquistado ao dos 11 anos de reestruturação financeira do Flamengo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O clube, uma associação desportiva, não tem dono. Os donos são os sócios do clubes que têm o seu título. Têm o olhar apaixonado de torcedor, e não é um olhar de quem está preocupado estruturalmente com a saúde financeira. E a preocupação que eu tenho é que talvez nem todo mundo tenha sido forjado na vida, falando um pouco de mim, como eu fui. Eu não tenho problema de assumir desgaste, de resistir à pressão, mas isso é uma questão pessoal.”, prosseguiu.
“Fica a dúvida de quem vai sentar na cadeira, se o cara aguenta a pancada. Porque na hora da pancada às vezes saem as decisões de “Vamos comprar alguém para calar a torcida”, “Vamos fazer não sei o quê”… Então, o pouco de gente que coloque dinheiro e vá cobrar porque tem dinheiro na mesa vai cobrar disciplina de capital nas tomadas de decisão. Para mim, seria algo bom para o legado futuro do clube., completou.
No entanto, apesar da ideia do presidente ser ‘favorável’, não há indícios que o Flamengo possa adotar a Sociedade Anônima de Futebol. Além disso, caso isso um dia aconteça, a finalidade ainda precisa ser amadurecida internamente.
Quantos títulos o presidente Landim ganhou no Flamengo?
Com seu último ano de mandato a frente do Flamengo, Rodolfo Landim possui na sua história com o Mengão 12 títulos. Confira abaixo quais são eles:
- 2 Copa Libertadores;
- 2 Campeonatos Brasileiros;
- 1 Copa do Brasil;
- 2 Supercopas do Brasil;
- 1 Recopa;
- 4 Campeonatos Cariocas,