Tudo sobre o anúncio do Banco Central, confirmando o adeus do cartão de crédito e substituto anunciado pegando todos de surpresa
A título de informação, o famoso Banco Central gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
Dito isso, todos precisam saber sobre o anúncio decisivo do Banco Central que crava adeus do cartão de crédito e substituto e sem dúvidas, vem pegando muita gente de surpresa. As informações são do portal Terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi divulgado pela fonte, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, falou sobre a possibilidade de obter crédito através do Pix de maneira mais simples e com menos taxas do que no método tradicional.
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse Campos Neto.
Assim, é importante ressaltar ainda que a declaração foi dada em um evento realizado no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), em 2023, com a presença de grandes nomes do mercado. Na ocasião, Campos Neto também revelou que o BC estuda mudanças na utilização do cartão de crédito, o maior responsável pelo endividamento no País.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Cartões puxam o spread [diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária] muito para cima. A inadimplência no cartão de crédito subiu para 52%”, afirmou.
Ou seja, diante de todas essas informações, o principal objetivo é que futuramente, cada pessoa tenha instalado em seu smartphone um aplicativo que irá integrar bancos, com o sistema chamado open finance.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Assim, não será necessário ter mais de um aplicativo de instituições bancárias para acessar suas contas e fazer transações — todas as informações serão concentradas em um único lugar, inclusive as taxas de crédito para todas as contas disponíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é o substituto do cartão de crédito?
Como um verdadeiro substituto, como todos sabem, o Pix, que se tornou o método de pagamento mais usado pelo brasileiro pouco tempo depois de ser lançado, já oferece a possibilidade de fazer compras na modalidade crédito.
“A Abecs entende que o Pix é mais uma ferramenta que ajuda a ampliar a digitalização da economia e a inclusão financeira da população. A competição entre os arranjos, desde que sob as mesmas regras e condições, é saudável e acarretará benefícios para o consumidor e a sociedade como um todo”, disse, ao portal Terra.
“Os meios eletrônicos de pagamento – cartões de crédito, débito e pré-pagos – representam cerca de 60% do consumo das famílias e continuam crescendo de maneira importante no Brasil, tendo movimentado R$ 840 bilhões em compras apenas no primeiro trimestre do ano, o que representa alta de 10,7% em comparação com o mesmo período de 2022”, completa.