Saldo digital deve ganhar ainda mais força no país, dando fim ao formato tradicional
Há exatos 30 anos, o Real substituiu o Cruzeiro no Brasil. Ele continua sendo a moeda oficial nacional, mas, diante do crescimento da tecnologia, uma substituição já entrou nos planos do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, segundo a instituição, mais de 200 milhões de transferências são feitas por Pix diariamente. Isso, claro, envolve marcas como Caixa, Bradesco, Itaú, Nubank e Santander, que são as principais em atividades no país.
Segundo o portal Seu Crédito Digital, o Banco Central anunciou o Drex, que será uma moeda online, substituindo a cédula física. Ele deverá ser guardado nas carteiras tecnológicas desenvolvidas pelas instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outubro, aconteceu o Score Summit, em São Paulo, com a presença de Carlos Eduardo Brandt, do Banco Central. Durante a convenção, o especialista falou sobre a chegada do chamado “Primo do Pix”, que será implantado no Brasil.
O novo Drex promete tecnologia, facilidade e unificação para a movimentação do dinheiro. “O Banco Central não está fazendo algo que se interponha ou que tenha intercessão entre um ecossistema, entre uma plataforma e outra”, destacou Brandt.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As plataformas vão se conversar, mas o mais importante é colocar essa visão de complementaridade, no sentindo de que vai atender casos de uso que são melhor atendidos com essa tecnologia, essa dinâmica ao que poderia ser feito com o Pix”, acrescentou.
Por enquanto, ainda não há data definida para o lançamento do Drex. Ele está em fase de testes em ambiente restrito, iniciados em março de 2023. Porém, promete ser revolucionário no mercado nacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Qual a função do Banco Central?
Essa instituição faz parte do Conselho Monetário Nacional e tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles mantêm as próprias decisões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE