Confirmado hoje (24): Anúncio do Banco Central deixa Itaú com motivos para chorar e Nubank pular de alegria

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/01/2025 10h10

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bacen emite comunicado que atinge Nubank e Itaú (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Logos)

Banco Central acaba de anunciar uma notícia que deixa o Nubank nos céus enquanto o Itaú amarga resultados; Entenda o que está acontecendo

E o Banco Central divulgou um dado nesta última quinta-feira (23) que chegou como motivo de comemoração ao Nubank, ao mesmo tempo que fez o Itaú, um dos bancos mais tradicionais do país, chorar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, conforme esses mesmos dados, o Nubank ultrapassou o Itaú em número de clientes no Brasil, tornando-se o terceiro maior banco do país.

Diante disso, a partir das informações oficiais divulgadas pelo Banco Central, a equipe traz todos os detalhes dessa ascensão do Nubank e os motivos pelos quais o fizeram sair vitorioso comparado ao Itaú.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nubank ultrapassou o Itaú no ranking do Banco Central (Foto Reprodução/Internet)

Os números não mentem

De acordo com os dados divulgados pelo Banco Central, que se referem ao quarto trimestre de 2024, o Nubank atingiu a marca de 100,8 milhões de clientes, superando os 98,5 milhões do Itaú.

Essa informação foi revelada após a publicação do ranking de reclamações das instituições financeiras, que trouxe os números atualizados de correntistas. Até então, os últimos dados disponíveis eram de setembro de 2024.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale destacar que o Nubank tem mostrado um crescimento exponencial e, na quarta-feira (22), anunciou que alcançou 10 milhões de clientes no México, consolidando sua expansão internacional.

Thumbnail Video Youtube

Nubank à frente

Vale destacar que, aqui no Brasil, a fintech tem atraído cada vez mais correntistas devido a:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Sua estratégia de atendimento digital;
  • Ausência de tarifas;
  • Oferta de produtos financeiros acessíveis.

Com esse novo dado, o Nubank agora está atrás apenas da Caixa Econômica Federal, a qual lidera o ranking com 154,2 milhões de clientes, e do Bradesco, que ocupa a segunda posição com 109 milhões.

O Banco do Brasil, por sua vez, segue na quinta colocação, com 78 milhões de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS ATENÇÃO! Os dados do Banco Central podem diferir dos números divulgados pelas próprias instituições financeiras, pois os critérios de classificação variam entre o que é considerado um cliente total e um cliente ativo, com base no volume de transações realizadas mensalmente.

O setor bancário agora aguarda a próxima rodada de divulgação de resultados financeiros, que começa no início de fevereiro, com o Santander sendo o primeiro a apresentar seus números no próximo dia 5.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ranking divulgado pelo Banco Central (Foto Reprodução/Fonte: Banco Central)
Ranking divulgado pelo Banco Central (Foto Reprodução/Fonte: Banco Central/23/01/2025)

Importância do Banco Itaú

Porém, apesar dos números, não se pode ignorar que o Banco Itaú possui uma importância imensurável, a qual faz com que ele seja uma das maiores referências em transparência e segurança no mercado financeiro.

  • Vale destacar ainda que, em setembro de 2024, o banco completou seus 100 anos de história.
  • Atuando no Brasil e no exterior, como nos Estados Unidos, o banco oferece a estrutura necessária para quem deseja contar com um banco sólido e desenvolver uma relação de longo prazo.
  • De soluções físicas a produtos totalmente digitais, a instituição se reinventa ao longo dos anos para melhor atender à população.
Itaú
O Itaú é um dos mais tradicionais bancos do país (Foto Reprodução/Internet)

Com que base o Banco Central divulga o ranking dos bancos?

O Banco Central do Brasil divulga o ranking de reclamações dos bancos com base nas reclamações registradas pelos cidadãos, e o mesmo é divulgado trimestralmente. 

O cálculo do índice de reclamações é feito da seguinte forma: 

  1. Considerar o número de reclamações consideradas procedentes;
  2. Dividir esse número pelo número de clientes da instituição;
  3. Multiplicar o resultado por 1.000.000;

Ou seja, quanto maior o índice, pior será a classificação da instituição. 

Qual foi o pior banco de 2024, segundo o ranking do Banco Central?

No quarto trimestre de 2024, o conglomerado Pagbank-Pagseguro foi o banco com mais reclamações, de acordo com o ranking divulgado à época pelo Banco Central

Isso porque o PagBank-PagSeguro fechou o trimestre com um índice de 79,26 reclamações procedentes por cada milhão de clientes.

Já o Inter ficou em segundo lugar, com índice de 74,96, e o C6 Bank ficou em terceiro, com índice de 67,18.

Considerações finais:

O Nubank ultrapassou o Itaú em número de clientes no Brasil, tornando-se o terceiro maior banco do país.

Esse feito foi impulsionado pela estratégia digital do Nubank, ausência de tarifas e produtos financeiros acessíveis.

O Itaú,por sua vez, é um dos bancos mais tradicionais e possui uma sólida reputação em termos de segurança e transparência.

Mas, para saber mais sobre o Banco Central e demais serviços, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.