Alerta!

Comunicado emergencial do Banco Central sobre cartões de crédito traz bomba a clientes do Itaú, Nubank e mais

30/08/2024 às 12h59

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Anúncio do BC sobre cartões de crédito atinge clientes (Reprodução/Exame/Estado de Minas)

Bancos nacionais e fintechs são atingidos por comunicado urgente de Banco Central sobre nova medida do juros rotativo do cartão de crédito

A instituição do Banco Central (BC) baixa comunicado emergencial sobre cartões de crédito e o juros rotativo da modalidade atingindo milhões de clientes dos bancos nacionais, como o Itaú, Nubank, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o rotativo é a linha de crédito mais cara do mercado, acionada quando o cliente não paga o valor integral da fatura na data de vencimento.

Segundo o Banco Central, a taxa média de juros contada pelos bancos no rotativo do cartão para cada pessoa física foi a 432,3% ao ano em julho. É o maior patamar alcançado este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O percentual corresponde a um aumento de 3,6 pontos percentuais na variação mensal e a uma alta de 8,9 pontos percentuais no trimestre. Em dezembro de 2023, a taxa média estava em 442,1% ao ano.

No entanto, de acordo com o portal Carta Capital, desde janeiro, está em vigor uma norma que estabelece que a dívida de quem atrasa o pagamento da fatura do cartão de crédito não pode mais superar o dobro do montante original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, a taxa de juro passou a ser limitada a um teto de 100% do valor da dívida contraída. Isso significa que se um consumidor possui uma dívida no rotativo de R$100, os encargos por atraso ou extensão do pagamento não podem ultrapassar o valor máximo de R$100. Está mudança foi implementada com o objetivo de diminuir o endividamento das famílias.

Os dados do BC também mediram a taxa de inadimplência com o cartão no mês de julho que subiu 1,4 ponto percentual na comparação mensal, a 55,9% -mais da metade do volume das operações. Em 12 meses, a alta corresponde a 6,4 pontos percentuais.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, para evitar entrar no rotativo, o cliente pode optar por parcelar a fatura. No segundo mês, o banco deve oferecer uma condição de parcelamento, e se o cliente não a aceitar, entra para a lista de inadimplentes.

Contudo, em geral, parcelar a fatura é uma opção mais vantajosa do ponto de vista financeiro, uma vez que normalmente possui taxas de juros mais baixas em comparação com os juros do crédito rotativo aplicados ao pagamento mínimo.

Qual banco libera crédito na hora?

Existem vários aplicativos que liberam o cartão de crédito na hora, como o Neon, o Banco BMG, Banco Pan e até mesmo o Will Bank. Desse modo, basta acessar o aplicativo desses bancos, se submeter a uma análise de crédito e aguardar a aprovação do cartão.

Banco Central, Falência
Banco Central (Foto: Agência Brasil)
Fernando Haddad, Cartão de Crédito
Cartões de crédito (Foto: Agência Brasil)
Limite taxa de juros do rotativo do cartão de crédito (Foto: Reprodução / Globo)
Limite taxa de juros do rotativo do cartão de crédito (Foto: Reprodução / Globo)

aplicativo Nubank
Banco Central
Banco Itaú
cartão de crédito
clientes
juros rotativos

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.