César Tralli havia repercutido informação sobre fila do INSS e providências precisaram ser tomadas antes da virada
O INSS é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro e outros auxílios. Para atender a demanda, o órgão tem implantado algumas mudanças bastante necessárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em março deste ano, havia um alto número de pessoas à espera de algum auxílio. A maioria deles eram referentes à incapacidade temporária. O assunto ganhou repercussão no Jornal Hoje, da Globo, que fez uma reportagem sobre o tema.
“Olha isso, 1 milhão e 800 mil pedidos aguardam análise no INSS. Em média, a espera dura três meses. Mais de 500 mil são de perícia médica para a aprovação de algum benefício, como o auxílio-doença”, disse César Tralli no noticiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Programa para diminuir fila
Segundo os dados divulgados, em novembro de 2023, houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidos do antigo auxílio-doença em comparação com 2022. Agora, a intenção é que haja ainda mais agilidade para este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a chegada do Atestmed, que passou a dispensar o agendamento da perícia, a instituição tem conseguido atender melhor aos pedidos por incapacidade temporária. Para facilitar o processo, os usuários também devem manter o cadastro atualizado.
No dia 1º de janeiro, passou a valer o novo salário mínimo, agora de R$ 1.412, como confirmado por Lula. Isso também será válido para aposentadorias, pensões, seguro-desemprego e benefícios como auxílio-doença e de prestação continuada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a nova regra para se aposentar pelo INSS?
Em resumo, mulheres precisam atingir 30 anos de contribuição e 62 anos de idade mínima para se aposentar. Já os homens, 35 de contribuição e 65 de idade mínima.