ENTENDA SITUAÇÃO

Comunicado decisivo de Ministro de Lula: Anúncio sobre o 14º salário do INSS cai como bomba a aposentados

Representante de Lula deu posição sobre pagamento extra (Foto: Agência Brasil)

Representante de Lula deu posição sobre pagamento extra (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Representante do Governo Federal se manifestou sobre a possibilidade do pagamento aos aposentados e pensionistas

Apesar de parecer um sonho distante, o possível pagamento do 14º salário continua sendo discutido. Se fosse aprovado, de fato, o benefício poderá ser incluído no catálogo do INSS.

Desde 2020, quando o país vivenciou o auge da pandemia do coronavírus, o assunto entrou em pauta. O pagamento, até então, teria foco central nos grupos de aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento do 14º salário começou a ser discutido durante a pandemia e projeto foi enviado ao Congresso Nacional (Foto: Agência Brasil)

No entanto, na época, nada foi oficialmente decidido, apesar de o tema ter entrado em destaque. A expectativa é de que, até este ano, pudessem ter novas informações sobre o extra.

Aposentados e pensionistas seriam os principais beneficiados pelo pagamento do salário adicional (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai haver o pagamento do 14º salário?

Carlos Lupi, o ministro da Previdência Social, comentou sobre o assunto que é do interesse de tanta gente. Segundo o integrante do Governo Lula, existe uma alta demanda social, o que acaba tornando difícil que se concretize, pelo menos por enquanto.

No entanto, o projeto continua tramitando no Congresso Nacional. “Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse em entrevista ao jornal O Globo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o político, no momento, o objetivo geral é diminuir a fila do INSS. “Meu desafio são as perícias médicas. Só no Nordeste são 661 mil na fila, 50% da nossa fila. Na fila do BPC, tem 473 mil, e do auxílio-doença, 574 mil”, apontou em março do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pagamento do 14º salário aos brasileiros ainda não seria possível por causa do orçamento do Governo Federal (Foto: Agência Brasil)

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile