“Não pode ser”: Anúncio de Simone Tebet sobre decreto do Banco Central atinge em cheio poupanças da Caixa

21/06/2024 às 23h53

Por: Wellington Silva
Simone Tebet - Caixa - Banco Central (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)
Simone Tebet - Caixa - Banco Central (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Todos que possuem poupança na Caixa foram pegos de surpresa com decreto do Banco Central e decisão de Simone Tebet

O anúncio da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sobre um novo decreto do Banco Central, gerou uma onda de apreensão entre os correntistas da Caixa Econômica Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, que afeta diretamente as poupanças dos brasileiros, promete provocar debates acalorados sobre a gestão e a estabilidade econômica do país.

Simone Tebet revelou que não pretende desassociar o salário mínimo da aposentadoria (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Simone Tebet (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Acontece que a a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou à CNN que o Banco Central não deve considerar uma taxa de juros em torno de 9% ao ano como o limite mínimo para o atual ciclo de redução de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Isso não pode ser o piso”, declarou Tebet de forma categórica ao ser questionada se ela acredita que a Selic em 9% seria o mínimo que o BC conseguiria atingir em 2024.

Para quem não lembra, em março, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros pela sexta vez consecutiva em 0,5 ponto percentual, passando de 13,75% em agosto do ano passado para 10,75% atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Nova mudança

Em uma decisão unânime na quarta-feira, 19 de junho de 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) optou por manter a taxa básica de juros (Selic) em 10,5% ao ano. Essa decisão encerra o ciclo de quedas da Selic, iniciado em agosto de 2023, quando a taxa estava em 13,75%.

Segundo o Exame, a principal razão para a manutenção da Selic foi a pressão inflacionária. O índice de inflação oficial do Brasil (IPCA) acumula alta de 11,31% nos últimos 12 meses, acima da meta do BC de 3,5% ao ano para 2024.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Poupanças afetadas

A taxa Selic, a famosa “taxa básica de juros”, é como um maestro que rege a orquestra da economia brasileira. Ela influencia diversos instrumentos financeiros, inclusive a queridinha dos brasileiros: a caderneta de poupança. 

Poupança possui um rendimento que varia de acordo com a Taxa Selic (Reprodução: Internet)
Poupança possui um rendimento que varia de acordo com a Taxa Selic (Reprodução: Internet)

Quando a Selic sobe, a poupança nem sempre acompanha o ritmo na mesma velocidade. Isso acontece porque a rentabilidade da poupança segue uma regra específica:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR).
  • Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + TR.

Segundo a CNN, quando a Selic está acima de 8,5%, a poupança rende um valor fixo de 0,5% ao mês, mais a TR, que geralmente é bem baixa. Já quando a Selic fica abaixo desse valor, a poupança rende 70% da Selic, o que pode ser mais vantajoso.

Como abrir uma conta na Caixa?

Para abrir uma conta na Caixa Econômica Federal, você deve:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Comparecer a uma agência da Caixa com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
  2. Preencher a ficha proposta de abertura de conta.
  3. Escolher o tipo de conta desejada (corrente, poupança, etc.).
  4. Assinar os contratos necessários.
  5. Aguardar a análise e aprovação dos documentos apresentados.

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Banco Central
Banco Central 2024
Caixa
caixa conta poupança
poupança
selic
Taxa SELIC

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.