Alerta

Bactéria letal e ameaça a vida: Anúncio urgente da Anvisa e as 5 marcas de leite ARRACANDAS às pressas

Leite barrado pela ANVISA (Reprodução: Montagem TV Foco)

Leite barrado pela ANVISA (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As 5 marcas de leite proibidas pela Anvisa por conter uma bactéria letal

A Anvisa emitiu um anúncio urgente, em março de 2022, sobre 5 marcas de leite que foram arrancadas de circulação às pressas, por conta de uma bactéria letal que estava ameaçando a vida dos bebês.

A vigilância sanitária é o órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘O Globo’, a Anvisa determinou o recolhimento de lotes das fórmulas infantis em pó Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da empresa Abbott Nutrition.

Os lotes foram proibidos de importação e comercialização (Reprodução: Internet)

Todos foram fabricados nos Estados Unidos e a medida foi tomada após um alerta internacional, após 4 bebês serem internados e 1 óbito após ingerirem esses produtos, em março de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o site da Globo, uma inspeção realizada na fábrica da Abbott Nutrition identificou uma bactéria nociva nas áreas de produção das fórmulas infantil em pó.

Assim, a agência proibiu a importação e comercialização de todas as fórmulas que estavam suspeitas de contaminação. Ainda segundo o órgão, três das crianças apresentaram a contaminação da bactéria Cronobacter sakazakii e a outra por Salmonella Newport.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O leite em pó é fundamental para os bebês (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira, que pode causar graves doenças nos bebês, foi encontrada na fábrica. Segundo o FDA, a Abbott não continha um sistema de controle que cobria todas as etapas para evitar a contaminação e seus funcionários não utilizavam as roupas adequadas.

Vale ressaltar que todos os produtos que foram afetados acabaram sendo arrancados dos mercados, a empresa se adequou as normas exigidas e vende todos os seus produtos normalmente nos dias de hoje.

O pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Odilo Queiroz, comentou o que é necessário fazer caso o bebê seja contaminado, valendo para todos os casos.

“A conduta é que os responsáveis fiquem vigilantes se o bebê vai apresentar ou não algum sintoma. Só em casos de sintomas que é importante se dirigir ao pediatra ou à emergência mais próxima para que o bebê seja avaliado”, disse ele.

Similac é uma das marcas que foi atingida pela bactéria, na época (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa, um dos principais órgãos responsável pela averiguação dos produtos, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile