BOMBA!

Medicamentos proibidos, risco a saúde e ordem da ANVISA: A interdição às pressas de 3 farmácias

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa atua em farmácias (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Anvisa realiza operações em farmácias e grandes estabelecimentos são fechados por apresentar risco a população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde no Brasil. Sua importância é vasta e abrange várias áreas da saúde pública. Ela é responsável por avaliar, aprovar e monitorar medicamentos, dispositivos médicos, produtos biológicos, cosméticos e outros produtos relacionados à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, isso garante que esses produtos atendam a padrões de qualidade, segurança e eficácia antes de serem disponibilizados no mercado.

Ao regulamentar e monitorar produtos de saúde, a ANVISA contribui para proteger a saúde e a segurança da população brasileira. Isso inclui a prevenção de riscos associados ao uso de produtos inadequados, contaminados ou inseguros. Além disso, a agência realiza inspeções regulares em instalações que fabricam, armazenam e distribuem produtos regulamentados. Como resultado, Isso garante que esses locais estejam em conformidade com boas práticas e padrões estabelecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E foi aplicando seu dever que o órgão interditou 3 farmácias que apresentavam risco a população.

Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Uma farmácia, localizada no bairro Trapiche da Barra, foi interditada pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa). O estabelecimento não tinha alvará sanitário para funcionamento e nem responsável técnico autorizado para exercer função no local.

Fora dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os responsáveis pela farmácia tiveram o prazo de 90 dias para se adequar à legislação e poder reabri-la.

LEIA TAMBÉM!

Contudo, segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, ultimamente alguns estabelecimento desse ramo tem passando por fiscalização, e algumas irregularidades foram encontradas. “As inspeções  são necessárias para conscientizar sobre os cuidados com a população e diminuir os riscos  à saúde do maceioense, principalmente nesses locais em que a prioridade é cuidar e tratar da saúde do consumidor”, destacou Airton Santos por fim.

Medicamentos irregulares

Uma fiscalização da Vigilância Sanitária interditou uma farmácia de manipulação em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, onde foi encontrado cerca de 1 milhão de frascos e ampolas estéreis com “diversas associações medicamentosas”.

Porém, em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que essa ação faz parte de uma intensificação das inspeções nesse tipo de estabelecimento em todo o país, que incluíram até o momento, além de São Paulo, os estados da Bahia e Santa Catarina — de dez locais visitados, sete foram fechados.

Além disso, dentre os produtos vendidos irregularmente, estavam “emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos”, diz o órgão.

A interdição da Vigilância Sanitária contra farmácia – Foto Reprodução Internet

Por fim, a farmácia de São Caetano do Sul foi descrita pela Anvisa como “um caso de desvio completo da atividade licenciada para o estabelecimento, que fabricava, sem a devida autorização, produtos em larga escala”.

Remédios controlados

Segundo o portal Sampi, Uma farmácia localizada no bairro Parque Progresso, em Franca, foi interditada durante a manhã desta segunda-feira, 11, pela Vigilância Sanitária por vender remédios controlados sem receita médica.

Além disso, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, foram feitas denúncias de que a farmácia The Farma estaria fazendo o comércio de medicamento controlado sem receita médica.

Em inspeção no local, os fiscais constataram que o estabelecimento apresentava alvará de funcionamento, mas estava comercializando os medicamentos controlados sem receita.

A farmácia foi interditada por “causar risco imediato à saúde pública”. Não há previsão de liberação do estabelecimento para funcionamento.

A interdição da Vigilância Sanitária contra farmácia após descoberta sobre remédios – Foto: Internet

como fazer uma denúncia?

O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:
  1. nome e marca do produto.
  2. nome e endereço do fabricante.
  3. data de validade.
  4. lote.
  5. Por fim, onome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile